Página Inicial » Notícias Telêmaco Borba » asdReitoria aprova curso de Engenharia Elétrica no Campus Telêmaco Borba

Reitoria aprova curso de Engenharia Elétrica no Campus Telêmaco Borba

quinta-feira, 5 de outubro de 2017 - 7:54 PM

A Proposta de Abertura do Curso (PAC) de Engenharia Elétrica foi aprovada pela Reitoria do IFPR (Instituto Federal do Paraná), e o curso será ofertado em 2019 no Campus Telêmaco Borba. A próxima etapa é a construção do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

A escolha do curso surgiu após um criterioso estudo acerca da viabilidade de abertura, impacto social e estrutura necessária para sua execução.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Elétrica:

PERFIL DO EGRESSO

O Bacharel em Engenharia Elétrica ou Engenheiro Eletricista atua, de forma generalista, no desenvolvimento e integração de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas, instalações, equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos. Projeta sistemas de medição e de instrumentação eletroeletrônica, de acionamentos de máquinas; sistemas de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. Especifica máquinas, equipamentos, materiais, componentes e dispositivos eletromecânicos e eletromagnéticos. Elabora projetos e estudos de eficiência energética e de fontes de energia renovável. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

AMBIENTES DE ATUAÇÃO

O Engenheiro Eletricista atua em indústrias de transformação em geral, em empresas e concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; em indústrias de máquinas e equipamentos elétricos; em empresas que atuam no projeto, instalação e manutenção de sistemas elétricos industriais; em empresas que atuam nas áreas de planejamento e consultoria em eficiência energética, conservação de energia, fontes de energia renovável; nos órgãos reguladores do sistema elétrico nacional; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Para acompanhar as notícias do IFPR em tempo real assine nosso Feed(RSS), ou siga nosso perfil no twitter.

Galeria de Imagens

« « Eleições para o Consup, Consap e Consepe serão realizadas nesta sexta-feira   Publicado edital das eleições para representantes no Colégio Dirigente do Campus (CODIC) Telêmaco Borba. » »