Página Inicial » NITPost » asdPalestra sobre a APA da Escarpa Devoniana é realizada no campus Telêmaco Borba

Palestra sobre a APA da Escarpa Devoniana é realizada no campus Telêmaco Borba

segunda-feira, 9 de outubro de 2017 - 3:04 PM

Na última quinta-feira (05/10), foi realizada, no auditório do bloco administrativo do campus Telêmaco Borba, palestra que informou sobre a área de proteção ambiental (APA) da Escarpa Devoniana.

O objetivo da palestra, ministrada pelo deputado estadual e também professor Péricles de Holleben Mello, com a participação do jornalista e escritor telemacoborbense Ulisses Iarochinski, foi mostrar a importância desta área para a região dos Campos Gerais e alertar para as consequências ambientais da redução de sua extensão, proposta pelo Projeto de Lei 527/2016.

A atividade foi realizada em três horários (10h00, 16h00 e 19h00) e contou com a presença da Diretora Geral, Karina Bonilaure, e de servidores e alunos do IFPR, além de alunos visitantes do Colégio Estadual Marcelino Nogueira.

O que é a Escarpa Devoniana?

São imensos paredões e estruturas rochosas que se levantam em meio à paisagem de campos e de capões de Araucárias.

A Escarpa Devoniana, que surgiu no período Devoniano, há 400 milhões de anos, separa o 1º do 2º planalto paranaenses e se estende por 260 quilômetros, desde o Rio Iguaçu, ao Sul, até o Rio Itararé, ao norte, já no estado de São Paulo.

A APA da Escarpa Devoniana tem, atualmente, 392 mil hectares, abrangendo 12 cidades do Paraná, mas o PL 527/2016 pretende reduzi-la a 125 mil hectares, o que causaria grande impacto ambiental na região em que Telêmaco Borba está inserida.

Para acompanhar as notícias do IFPR em tempo real assine nosso Feed(RSS), ou siga nosso perfil no twitter.

Galeria de Imagens

« « Publicado edital das eleições para representantes no Colégio Dirigente do Campus (CODIC) Telêmaco Borba.   Estudantes do Imbaú visitam Campus Telêmaco Borba » »