Professores do IFPR participam de curso de capacitação em Robótica – Campus Telêmaco Borba

Professores do IFPR participam de curso de capacitação em Robótica

Professores do IFPR participam de curso preparatório na área de Robótica nesta quinta (9) e sexta (10). A capacitação visa à montagem de protótipos com a utilização de kits arduíno para arquitetura aberta. O encontro é realizado no Campus Campo Largo. Segundo a Coordenadora de Políticas de Inovação e Empregabilidade da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), Ana Lucia Falco, o curso visa preparar esses profissionais para a realização das fases I e II do edital nº 07/2016 (Chamada para a III Olimpíada IFPR de Robótica).

“Por isso, o público-alvo são os professores dos campi que aderiram a esse edital”, explica.

No total, houve a adesão de 34 professores, de diversas áreas do conhecimento, vinculados a 17 campi do Instituto. Eles atuam como coordenadores de projetos de Robótica em suas respectivas unidades e, com a capacitação, devem aprimorar conhecimentos com vistas ao desenvolvimento e programação de robôs.

O curso é ministrado pelos professores Dailhane Grabowski Bassinello, do Campus Campo Largo, e Marcos Dinís Lavarda, do Campus Telêmaco Borba.

“O momento é de aprendizagem e troca de experiências entre os docentes que irão desenvolver, juntamente com seus alunos, protótipos robóticos para a participação na Olimpíada de Robótica, que busca disseminar a cultura da Extensão Tecnológica e estimular a criatividade empreendedora e inovadora no âmbito da Instituição”, afirma Dailhane.

De acordo com o edital 07/2016 – Proepi, a previsão é a de que as duas fases da III Olimpíada IFPR de Robótica sejam realizadas até o mês de agosto.

Competições
Um dos objetivos da chamada para a III Olimpíada IFPR de Robótica é preparar os estudantes para competições regionais, nacionais e internacionais, além de estimular o interesse de estudantes e servidores pelo desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação. Visando atingir essa meta, o edital prevê a realização da Olimpíada de Robótica no âmbito do IFPR, além de auxílios financeiros para a aquisição de equipamentos.