Professores do IFPR participam de curso de capacitação em Robótica – Campus Telêmaco Borba

Notícias

Professores do IFPR participam de curso de capacitação em Robótica

Publicado em

Copiado!

Professores do IFPR participam de curso preparatório na área de Robótica nesta quinta (9) e sexta (10). A capacitação visa à montagem de protótipos com a utilização de kits arduíno para arquitetura aberta. O encontro é realizado no Campus Campo Largo. Segundo a Coordenadora de Políticas de Inovação e Empregabilidade da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), Ana Lucia Falco, o curso visa preparar esses profissionais para a realização das fases I e II do edital nº 07/2016 (Chamada para a III Olimpíada IFPR de Robótica).

“Por isso, o público-alvo são os professores dos campi que aderiram a esse edital”, explica.

No total, houve a adesão de 34 professores, de diversas áreas do conhecimento, vinculados a 17 campi do Instituto. Eles atuam como coordenadores de projetos de Robótica em suas respectivas unidades e, com a capacitação, devem aprimorar conhecimentos com vistas ao desenvolvimento e programação de robôs.

O curso é ministrado pelos professores Dailhane Grabowski Bassinello, do Campus Campo Largo, e Marcos Dinís Lavarda, do Campus Telêmaco Borba.

“O momento é de aprendizagem e troca de experiências entre os docentes que irão desenvolver, juntamente com seus alunos, protótipos robóticos para a participação na Olimpíada de Robótica, que busca disseminar a cultura da Extensão Tecnológica e estimular a criatividade empreendedora e inovadora no âmbito da Instituição”, afirma Dailhane.

De acordo com o edital 07/2016 – Proepi, a previsão é a de que as duas fases da III Olimpíada IFPR de Robótica sejam realizadas até o mês de agosto.

Competições
Um dos objetivos da chamada para a III Olimpíada IFPR de Robótica é preparar os estudantes para competições regionais, nacionais e internacionais, além de estimular o interesse de estudantes e servidores pelo desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação. Visando atingir essa meta, o edital prevê a realização da Olimpíada de Robótica no âmbito do IFPR, além de auxílios financeiros para a aquisição de equipamentos.

Topo