Campus Telêmaco Borba realiza atividades na Semana da Mulher – Campus Telêmaco Borba

Campus Telêmaco Borba realiza atividades na Semana da Mulher

O Campus Telêmaco Borba do IFPR (Instituto Federal do Paraná) comemorou o Dia Internacional da Mulher com várias atividades alusivas à data.
No dia 08 de março a palestra sobre Violência contra a Mulher, contou com a presença de mais de cem pessoas, e aconteceu no auditório do campus. O projeto Mulheres e Olhares, coordenado pela Professora Dra. Andréa Mazurok Schactae, fez parte das atividades de comemoração ao Dia Internacional da Mulher no campus.
A Diretora-Geral do Campus, Karina Mello Bonilaure, fez a abertura do evento e falou sobre a importância do papel da mulher na sociedade, e que infelizmente ainda ocupa pouco os cargos de liderança.
A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social, Rita Mara de Paula Araújo, comentou sobre o fato de ser a primeira mulher a ocupar um cargo no poder executivo na história da cidade, e parabenizou a instituição pela iniciativa. Também estiveram presentes Niama Cristini Gris e Aline Bahena Soares, do CREAS.
A tarde de palestra iniciou com a Assistente Social Bibiana Copetti, da Secretaria Municipal de Saúde, que orientou sobre os locais disponíveis para receber as mulheres que sofrem algum tipo de violência. Explicou que o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e até mesmo os Postos de Saúde possuem servidores capacitados para receberem e encaminharem as mulheres vítimas de violência.
Em seguida, Mayã Polo de Campos, pesquisadora do curso de pós-graduação em Geografia da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Mestre em Geografia, prosseguiu com o tema proposto: Violência contra a mulher. Mayã expôs o tema de forma dinâmica e respondeu as dúvidas dos participantes.
O Grêmio Estudantil também preparou uma programação especial. No dia 08 de março, aconteceu o Saia de Saia 2. O objetivo da proposta, segundo os estudantes que participam do Grêmio, é realizar um movimento contra o assédio e o machismo, principalmente no campus. O ato de usar uma saia, um vestido ou até mesmo um shorts mostra-se contra a cultura machista porque na maioria das vezes em que uma mulher está de saia ela sofre algum tipo de assédio, verbal ou físico, o importante de apoiar é conscientizar a todos sendo ele homem ou mulher.
Depois da palestra, as mulheres se reuniram na biblioteca para a Roda de Conversa de Mulheres para discutir assuntos que são problemas para todas, na conversa, aconteceu uma grande e enriquecedora troca de experiências para todas as que estavam presentes, além de ser um ato de empatia.
E no dia 09, à tarde, houve uma Discussão Geral no pátio do Bloco Administrativo, para finalizar todo o movimento voltado à Semana da Mulher, abordando questões referentes à mulher.
Além dessas atividades, a Biblioteca realiza exposição sobre Grandes Mulheres e Grandes Escritoras, e promoveu a exibição de filmes sobre mulheres durante toda a semana.
Ainda será realizada uma exposição de fotografias com a temática Mulheres, ao longo do mês de março.