Estudantes do Curso de Tecnologia em Automação Industrial promovem Feira de Projetos – Campus Telêmaco Borba

A Feira de Projetos para ajudar a solucionar um dos 17 Objetivos Sustentáveis da ONU, apresentada pelos alunos do Curso de Tecnologia em Automação Industrial, foi realizada no Campus Telêmaco Borba no dia 20 de junho, contando com protótipos e equipamentos com potencial de comercialização, patenteamento, publicação e disponibilização para a sociedade.

Ao todo, seis protótipos foram apresentados pelos alunos, contando com sistemas de energias limpas, reaproveitamento da água da chuva, controle e gestão de alimentos, gerenciamento de lixo orgânico, climatização ecológica e equipamento para ensino de lógica para pessoas com Síndrome de Down.

Os projetos serviram como projeto final da disciplina de Sistemas Microcontrolados, estimulando nos alunos o trabalho em equipe, criatividade e inovação, desenvolvimento de protótipos, consciência ecológica e sustentável, além da aplicação específica dos conteúdos abordados na disciplina.

Para o professor da disciplina Marcos Dinís Lavarda “os alunos têm muito a ganhar com estes eventos de apresentação de trabalhos para a comunidade. Não só pelo fato de estarem aprendendo, mas também por apresentarem os resultados dos seus estudos, as possibilidades criadas pelo IFPR e também ajudar a sociedade como um todo, neste caso desenvolvendo um protótipo para solucionar os 17 Objetivos Sustentáveis da ONU”.

A estimativa agora é buscar parcerias para lançar alguns dos protótipos desenvolvidos, além de submeter alguns projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) para testar os benefícios que estes equipamentos podem trazer à sociedade.