Estudantes produzem Podcast sobre obra literária – Campus Telêmaco Borba

Estudantes produzem Podcast sobre obra literária

No segundo bimestre, como parte das avaliações da disciplina de língua portuguesa e literatura no campus de Telêmaco Borba, foi proposta a leitura do livro O alienista, de Machado de Assis.  Em meio a esse processo, alguns estudantes demonstraram o interesse em gravar um podcast que apresentasse as impressões acerca da experiência.

Assim, Guilherme Rocha Paixão, Leandro Matheus de Oliveira Sarna e Vinícius Torim Pucci, do 2º ano do curso técnico de Informática para Internet, planejaram, gravaram e editaram o que chamaram de “IFCast”, podcast em que explicam o enredo de O alienista e expõem de forma natural suas opiniões sobre a escrita de Machado de Assis, assim como o fato de terem de fazer uma leitura obrigatória como forma de avaliação.

Para a professora dos estudantes, Katrym Bordinhão dos Santos, a atitude voluntária deles demonstra um interesse que precisa ser destacado, uma vez que o trabalho com a literatura é um desafio e tudo o que desperte o interesse pela leitura deve ser valorizado. De acordo com ela “Como sempre discutimos, ler proporciona uma nova maneira de encarar o mundo. É isso que esses estudantes demonstraram”. A atividade funcionou como um estímulo ao processo de se discutir literatura em sala de aula, já que eles explicaram em suas falas os desafios e também os pontos positivos de se ler obras clássicas.

O programa completo está disponível em: https://goo.gl/aatJVn  é só fazer o download. As fotos apresentam os bastidores da gravação do podcast, e são do estudante João Felipe Sterman, também do 2º ano do curso técnico de Informática para Internet.