Evento de Inovação e Propriedade Intelectual é realizado no campus Telêmaco Borba – Campus Telêmaco Borba

Notícias

Evento de Inovação e Propriedade Intelectual é realizado no campus Telêmaco Borba

Publicado em

Copiado!

Foi realizado nesta segunda (14/08) o Evento de Inovação e Propriedade Intelectual do campus Telêmaco Borba. A programação contou com palestra sobre a Abordagem da Inovação na Pesquisa Científica com o Pró-Reitor de Administração Adjunto, Gutemberg Ribeiro e um Painel de Inovação no IFPR, com participação do Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam, do Pró-Reitor de Administração Adjunto, Gutemberg Ribeiro, e do Diretor de Pesquisa da PROEPI, Cleber Fernando Serafin.

No evento, que contou com a participação de entidades convidadas do município, também foi anunciado o depósito das duas primeiras patentes de produtos do campus Telêmaco Borba, resultados de projetos desenvolvidos pelo Professor Marcos Dinís Lavarda. Também participaram o Reitor Pro Tempore Odacir Antônio Zanatta, a Diretora Geral do campus Telêmaco Borba, Karina Mello Bonilaure e o Professor Lucas Anedino de Souza, Chefe da Seção de Inovação e Empreendedorismo.

Foram entregues certificados ao professor Marcos Dinís Lavarda e ao estudante do Curso Técnico Ricardo Ribas Junior que participou do desenvolvimento da inovação, além de um certificado ao Campus como reconhecimento do primeiro depósito realizado no IFPR – Telêmaco Borba.

Os dois projetos de inovação desenvolvidos pelos inventores são compostos por equipamentos voltados a solucionar problemas contemporâneos diários enfrentados pela sociedade.

Um dos inventos consiste-se em um alarme de segurança para invasão de estabelecimentos, visando aumentar a segurança durante a entrada e saída.  Já o outro invento, consiste em auxiliar pessoas que estejam em processo de reabilitação ou dieta alimentar, sendo um equipamento biomédico de saúde alimentar de treino para refeições, demonstrando ao usuário o método correto a ser realizado, conhecido como biofeedback.

Espera-se em breve apresentar os protótipos em feiras representando o IFPR e disponibilizar as soluções para a sociedade por meio de parcerias com empresas do ramo.

 

Topo