Reitoria aprova curso de Engenharia Elétrica no Campus Telêmaco Borba – Campus Telêmaco Borba

Reitoria aprova curso de Engenharia Elétrica no Campus Telêmaco Borba

A Proposta de Abertura do Curso (PAC) de Engenharia Elétrica foi aprovada pela Reitoria do IFPR (Instituto Federal do Paraná), e o curso será ofertado em 2019 no Campus Telêmaco Borba. A próxima etapa é a construção do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

A escolha do curso surgiu após um criterioso estudo acerca da viabilidade de abertura, impacto social e estrutura necessária para sua execução.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Elétrica:

PERFIL DO EGRESSO

O Bacharel em Engenharia Elétrica ou Engenheiro Eletricista atua, de forma generalista, no desenvolvimento e integração de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas, instalações, equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos. Projeta sistemas de medição e de instrumentação eletroeletrônica, de acionamentos de máquinas; sistemas de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. Especifica máquinas, equipamentos, materiais, componentes e dispositivos eletromecânicos e eletromagnéticos. Elabora projetos e estudos de eficiência energética e de fontes de energia renovável. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

AMBIENTES DE ATUAÇÃO

O Engenheiro Eletricista atua em indústrias de transformação em geral, em empresas e concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; em indústrias de máquinas e equipamentos elétricos; em empresas que atuam no projeto, instalação e manutenção de sistemas elétricos industriais; em empresas que atuam nas áreas de planejamento e consultoria em eficiência energética, conservação de energia, fontes de energia renovável; nos órgãos reguladores do sistema elétrico nacional; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.