Palestra sobre a APA da Escarpa Devoniana é realizada no campus Telêmaco Borba – Campus Telêmaco Borba

Palestra sobre a APA da Escarpa Devoniana é realizada no campus Telêmaco Borba

Na última quinta-feira (05/10), foi realizada, no auditório do bloco administrativo do campus Telêmaco Borba, palestra que informou sobre a área de proteção ambiental (APA) da Escarpa Devoniana.

O objetivo da palestra, ministrada pelo deputado estadual e também professor Péricles de Holleben Mello, com a participação do jornalista e escritor telemacoborbense Ulisses Iarochinski, foi mostrar a importância desta área para a região dos Campos Gerais e alertar para as consequências ambientais da redução de sua extensão, proposta pelo Projeto de Lei 527/2016.

A atividade foi realizada em três horários (10h00, 16h00 e 19h00) e contou com a presença da Diretora Geral, Karina Bonilaure, e de servidores e alunos do IFPR, além de alunos visitantes do Colégio Estadual Marcelino Nogueira.

O que é a Escarpa Devoniana?

São imensos paredões e estruturas rochosas que se levantam em meio à paisagem de campos e de capões de Araucárias.

A Escarpa Devoniana, que surgiu no período Devoniano, há 400 milhões de anos, separa o 1º do 2º planalto paranaenses e se estende por 260 quilômetros, desde o Rio Iguaçu, ao Sul, até o Rio Itararé, ao norte, já no estado de São Paulo.

A APA da Escarpa Devoniana tem, atualmente, 392 mil hectares, abrangendo 12 cidades do Paraná, mas o PL 527/2016 pretende reduzi-la a 125 mil hectares, o que causaria grande impacto ambiental na região em que Telêmaco Borba está inserida.