IFPR comemora 4 anos em Telêmaco Borba – Campus Telêmaco Borba

IFPR comemora 4 anos em Telêmaco Borba

Em Telêmaco Borba, o Instituto Federal iniciou suas atividades no dia 29 de março de 2010, oferecendo formação profissional para atender às demandas produtivas e favorecer a transformação da realidade social da região.

O Governo Federal criou, através da Lei 11.892/2008, um novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica. Com o objetivo de criar condições para o desenvolvimento educacional e socioeconômico local e regional, os novos Institutos Federais foram criados a partir do potencial das instituições de Educação Profissional. No Paraná, o IFPR surgiu da transformação da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. Assim, vimos crescer em todo o Estado uma instituição com a função de responder às demandas por qualificação profissional e formação técnica, por meio da difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, com atuação em todos os níveis e modalidades da educação profissional.

Em março de 2013 foi inaugurado o Bloco de Laboratórios de Ensino, que passou a compor junto ao Bloco Didático, um espaço de alta qualidade para as atividades pedagógicas. Ainda em construção, o Bloco Administrativo aumentará a área construída, que será de aproximadamente 8.000 m² (nesta fase) e ampliará significativamente o número de vagas.

Comemorando 4 anos de atividades, o IFPR em Telêmaco Borba reafirma a sua função social de oferta de vagas públicas e gratuitas e de ensino de qualidade. Uma grande conquista do município, que já recebeu mais de 200 técnicos formados, com qualificação para alcançar vagas antes não preenchidas pelo mercado de trabalho. Nestes anos, muitos outros trabalhadores receberam formação de qualificação profissional em cursos de formação inicial e continuada.

Em breve serão formados os primeiros alunos dos Cursos de Ensino Médio. Uma proposta inovadora, que combina o ensino das ciências, das humanidades e educação profissional e tecnológica.

Em 2014 iniciou o curso superior de Licenciatura em Física, com o desafio de formar profissionais professores com competência técnica e didática. Para o próximo ano, contaremos com novos cursos superiores de Tecnologia.

Para comemorar o evento, os alunos Rafael Arcanjo e Gabriel Theodore de Oliveira, do 2º ano do Curso Técnico em Informática, apresentaram algumas músicas para animar a tarde desta segunda-feira (31 de março). Em uma das músicas, tivemos a participação especial do Mário Arcanjo, pai de Rafael.

Parabéns aos 34 professores, 24 técnicos administrativos, 26 profissionais terceirizados e estagiários, e cerca de 500 alunos que estão fazendo parte desta bela e importante página da história da educação em Telêmaco Borba e região!

Com alegria, é possível dizer que nossa comunidade está vendo de perto e participando da busca por um Brasil mais justo e com mais oportunidades.

Confira as fotos em: https://www.flickr.com/photos/118287043@N02/sets/72157643263673804/