Câmpus Telêmaco Borba realiza a III Feira de Estágios com sucesso – Campus Telêmaco Borba

Câmpus Telêmaco Borba realiza a III Feira de Estágios com sucesso

Entre os dias 8 e 12 de Junho, o Câmpus Telêmaco Borba do IFPR (Instituto Federal do Paraná) programou atividades para a III Feira de Estágios. Vários colaboradores fizeram parte do evento, que acontece anualmente, e tem por objetivo aproximar os alunos do mundo do trabalho e proporcionar o contato com profissionais de áreas afins.

Nos dias 8, 9 e 10 de Junho, os alunos do Curso de Licenciatura em Física participaram da programação especial. Na segunda-feira (8) a Mesa Redonda foi conduzida pelos Professores Lucas Anedino de Souza, Luiz Diego Marestoni, Rafael João Ribeiro, Diviane Maria Dias Rodrigues, Miriam Juliana Pastori Bosco, Jefferson Adriano de Souza, Ricardo Yoshimitsu Miyahara (UNICENTRO) e Jéssica Poliana Chede Subtil (PSS). A Diretora-Geral do Câmpus, Karina Mello Bonilaure, esteve presente no evento. No segundo dia da Feira (9), o tema: A Física na Indústria, foi apresentado pelo Professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, da UNICENTRO. Já no terceiro dia (10), o Coordenador de Recursos Humanos do Núcleo Regional de Educação, Professor Genevaldo Carneiro Ocanha, falou sobre: Processo de Seleção Simplificado, Distribuição de aulas, Concurso e Estágio.

A palestra com o Professor Amauri Crozariolli foi um espetáculo à parte, e atraiu aproximadamente 600 pessoas, na Casa da Cultura. De forma descontraída, Amauri falou sobre o perfil profissional que as empresas desejam no mercado de trabalho. O Prefeito Gibson e o Ardson da ACITEL, estiveram presentes no evento.

No último dia da Feira, o Câmpus recebeu 6 palestrantes. No período da manhã, os alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Automação Industrial e Mecânica tiveram a oportunidade de conversar com duas Engenheiras Químicas: Karina Kendrick, do SENAI e Cristianne Perez, da KLABIN. Karina atua na área de Segurança do Trabalho, e Celulose e Papel pelo SENAI. Cristianne atua na Engenharia de Recuperação e Utilidades na Caldeira de Recuperação, na Klabin. Karina e Cristianne relataram suas experiências sobre os desafios que enfrentaram em suas carreiras acadêmicas e formação profissional, suas escolhas e dificuldades.

No período da tarde, Joelson Machado Chaves, Hélio Casturino de Lima, Marcos Vinícius Berssanette e Onivaldo Flores Júnior, conversaram com os alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Informática para Internet, Automação Industrial e Mecânica. Joelson (Técnico em Mecânica e Superior em Administração) é empresário na área mecânica: ZAFENATE PEÇAS;Hélio (Técnico em Mecânica, Instrumentação e Eletrotécnica) é proprietário da RTA (Reparação Técnica e Automotiva);Marcos é Técnico em Informática e empreendedor na: Start Up DUGONG; e Júnior tem formação na área de informática, e é o atual Diretor-Geral do Câmpus de Ivaiporã do IFPR.

Ainda na sexta-feira (12), a chefe de Seção de Estágios e Relações Comunitárias do Câmpus, e organizadora da Feira de Estágios, Janete Félix da Silva, fez exposição de materiais de publicidade dos agentes integradores (CIEE, IEL, PROE e Central de Estágios). Janete informou que os 241 quilos de alimentos, 7 litros de leite e 19 litros de óleo arrecadados na palestra do dia 11 de junho, serão destinados à instituições de caridade do município.

O Câmpus Telêmaco Borba agradece a participação e a contribuição de todos!