NAPNE – Campus Telêmaco Borba

NAPNE

Atualizado em

Você sabe o que é o NAPNE?

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) é responsável por oferecer suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.

As Necessidades Educacionais Específicas são condições/ situações temporárias ou permanentes que dificultam a aprendizagem de determinado aluno. São exemplos de casos que podem carecer do acompanhamento do NAPNE.

• Transtorno Global de Desenvolvimento – São transtornos em que há alterações significativas nas interações sociais e na comunicação, com um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Autismo e Síndrome de Asperger são exemplos de Transtorno Globais do Desenvolvimento.
  • Altas Habilidades – Apresentam potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas (isoladas ou combinadas): intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Geralmente possuem elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas de seu interesse.
  • Distúrbios de Aprendizagem – Apresentam potencial intelectual compatíveis com o esperado para sua idade, no entanto, apresentam dificuldades em áreas específicas, com características específicas oriundas de Disfunção do Sistema Nervoso Central. São exemplos de Distúrbios: Dislexia, Discalculia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Disgrafia.
  • Deficiências – São consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas (Art 2º – Decreto nº 7612/2011). Existem as deficiências física, intelectual, auditiva, visual e múltipla.
  • Transtornos psiquiátricos – transtornos que resultem em prejuízo acadêmico decorrente de afastamentos constantes ou do uso de medicamentos. Exemplos: esquizofrenia, transtorno bipolar, dentre outros.

Como solicitar acompanhamento do NAPNE?

Os alunos que ingressarem nas cotas para pessoas com deficiência, ou que declararem no momento da matrícula que possuem alguma necessidade educacional específica serão encaminhados ao NAPNE para entrevista e investigação quanto à necessidade de acompanhamento.

Professores e equipe pedagógica poderão solicitar acompanhamento de alunos caso suspeitem de quadros de necessidades educacionais específicas, ainda não diagnosticadas/identificadas. Em todas as situações, o NAPNE necessita de um laudo médico ou de outro profissional de saúde, conforme o caso, para justificar e comprovar a necessidade de acompanhamento.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com algum servidor representante do NAPNE.

Divulgue!

Se souber de alguém que necessite do acompanhamento, ou tiver ideias relacionadas à atuação do NAPNE, entre em contato conosco para juntos desenvolvermos ações, eventos ou projetos que promovam a educação inclusiva.

Quem faz parte do NAPNE?

O NAPNE é constituído por servidores, que voluntariamente se candidataram a fazer parte desta equipe. Possui um regimento próprio e realiza reuniões semanais para acompanhamento dos casos e ações que promovam a inclusão.