Campus Telêmaco Borba participa do I FORDH-IFs (Fórum de Docentes de História dos Institutos Federais) – Campus Telêmaco Borba

Entre os dias 24 e 27 de julho, o Professor José Aparício da Silva participou do I FORDH-IFs (Fórum de Docentes de História dos Institutos Federais), representando o campus Telêmaco Borba. O Fórum se integra à programação oficial do XXIX Simpósio Nacional de História, que aconteceu em Brasília – DF.

Durante o evento, Aparício apresentou o artigo intitulado “A conscientização do estudante-técnico como sujeito histórico-social no IFPR – campus Telêmaco Borba”, coordenou a Seção de Comunicações “Políticas Públicas na Educação e perspectivas de futuro dos IFs” e ministrou a Mesa-redonda “Ensino de História nos IFs”.

Segundo o Professor “o encontro foi extremamente produtivo em produções intelectuais, livros, artigos, resumos, mesas redondas, conferências, etc, de colegas de história da rede federal do Brasil todo. Muito oportuno para ouvir de colegas anseios e angústias com a atual conjuntura, e perceber que nós, professores e professoras de História pelo Brasil afora falamos a mesma linguagem, no sentido da inclusão, da permanência nos IF’s das trabalhadoras e trabalhadores e das filhas e dos filhos delas (es) e da defesa de uma escola pública, democrática, acessiva e de excelência em ensino, pesquisa e extensão. ”

Acesse a ata da Plenária do I FORDHIFS e a Carta de Brasília, que foi redigida coletivamente e aprovada pelos participantes.