Inscrições 2018 – Campus Telêmaco Borba

Inscrições 2018

Atualizado em

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio Sobre Diversidades: Educação Especial Inclusiva.

Inscrições até dia 21/10/2018

VAGAS LIMITADAS!

INSCRIÇÕES GRATUITAS!

Clique aqui e inscreva-se para o evento

ATENÇÃO!

Depois de fazer sua inscrição no evento, você deve escolher no quadro abaixo, até 2 (duas) oficinas para participar, uma às 19h e outra às 21h. Clique no link para se inscrever nas oficinas.

Somente a oficina 4 terá duração nos dois horários, não sendo possível se inscrever em outra oficina.

As inscrições são limitadas.

OFICINA

LINK PARA INSCRIÇÃO

ÀS 19 HORAS

LINK PARA INSCRIÇÃO

ÀS 21 HORAS

Oficina 1: A descoberta do outro no exercício da alteridade

Ministrante: Prof. Dr. André Pires do Prado (IFPR)

Conteúdo Programático: Este minicurso tem por objetivo a construção de um diálogo acerca da noção de “alteridade” e da possibilidade de “descoberta do outro” por meio da aplicação e do exercício desse conceito, visando a promoção da cidadania, da inclusão, do reconhecimento e do respeito às diferenças. Um exercício urgente no Brasil de hoje, tão fragmentado e dividido, tão permeado por discursos de ódio e por violências de toda ordem.

Oficina 2:  Altas habilidades/superdotação

Ministrante: Psic. Ma. Danieli de Cássia Barreto Goessler – CRP 08/10875 (IFPR)

Conteúdo programático: Conceito de inteligência; Conceito de superdotação para Renzulli; Razões pelas quais os estudantes com altas habilidades/superdotação devem ser considerados público-alvo das políticas de Educação Especial; Mitos sobre Altas Habilidades; AEE para o público com altas habilidades.

Oficina 3: PreservArt – artesanato como estratégia de inclusão

Ministrante: Prof. Me. Guilherme Sachs (IFPR)

Conteúdo Programático: arte e artesanato para desenvolvimento motor; reaproveitamento e preservação ambiental como tema gerador de inclusão.

Oficina 4: Deficiência física e os meios mecânicos de auxílio a reabilitação

Ministrante: Prof. Me. Márcio Kloster (IFPR)

Conteúdo Programático: Conceito e história das próteses; Novos modelos e tecnologias que estão surgindo; confecção de uma prótese com movimento.

1 OFICINA DAS 19 ÀS 22 HORAS:

Oficina 5: Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Ministrante: Tils. Isaque Bispo Adriano (IFPR) e Profa. Marily Aparecida Ferreira (SEED)

Conteúdo Programático:

Legislação; Alfabeto Manual / Datilologia; Números; Vocabulário Básico e Conversação

Oficina 6: O uso de materiais concretos para o ensino de matemática

Ministrante: Prof. Vinícius Vaz Pavani (IFPR) e Prof. Me. Reinaldo Donizete (IFPR)

Conteúdo Programático:

Parte 1:  Apresentação e Introdução.
Parte 2: Atividades
– Diagrama dos Hexágonos
– Jogo dos Discos
– Função Quadrática
Parte 3:  Reflexões e Conclusões

Oficina 7: SURDEZ: Conhecer, Trabalhar e Superar as diferenças na sala de aula

Ministrante: Profa. Roseli Conceição de Almeida Scheffer (SEED/SME)

Conteúdo Programático: Sujeito Surdo: Concepção de Surdez: Clínico-Terapêutica e Sócio-Antropológica; Comunidade e Cultura Surda; Identidade Surda.

História da Educação para Surdos: Relação histórica da surdez com a Língua de Sinais; Legislação vigente referente a LIBRAS; Educação Inclusiva e Escola Bilingue; Perspectivas de ensino: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.

Estratégias de Ensino/Aprendizagem para alunos Surdos: Relação Professor, Intérprete e aluno surdo, função de cada um; Comunicação básica da Libras com o aluno surdo; Práticas de ensino: Adaptações dos materiais, estratégias com matérias visuais, uso de recursos visuais e da Libras, Jogos.

Oficina 8: Estratégias de Aprendizagem: condições para aprender e melhorar o
desempenho escolar.
Ministrante: Pp. Erika Luciane Santos de GeusConteúdo Programático: As Estratégias de Aprendizagem; Qual é a principal ferramenta do estudante para aprender? Sugestões práticas do ensino de estratégias ao professor; Como melhorar o desempenho escolar através das estratégias de aprendizagem?

Clique aqui para se inscrever

Oficina 9: Ações de inclusão social e de acessibilidade:

com foco na deficiência visual

Ministrantes:

Profa. Gislaine Rodrigues da Silva (SME),

Profa. Sidinéia Vaz de Lima Freitas (SME)

Profa. Susana Vieira Siqueira Carneiro (SME).

Conteúdo programático:

A história de Louis Braille; As principais causas da cegueira e baixa visão; Ações desenvolvidas pela sala de recursos na área da deficiência visual, no ambiente escolar e externo (Sistema Braille, informática acessível, estimulação visual, apoio escolar, orientação e mobilidade/acessibilidade).

Clique aqui para se inscrever Clique aqui para se inscrever

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.