Engenharia Elétrica – Campus Telêmaco Borba
Cursos de Graduação Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica

Atualizado em

Copiado!

O Curso

A Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que aborda o estudo e a aplicação da eletricidade e do eletromagnetismo em benefício do homem. Esse campo envolve a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica e a sua utilização em diversas áreas, tais como: Sistemas de Energia Elétrica, Sistemas Eletrônicos, Sistemas de Conversão de Energia Elétrica, Sistemas de Computação e Sistemas de Controle e Automação.

No Campus Telêmaco Borba do IFPR o curso contempla um amplo conjunto de componentes curriculares dentro das áreas de formação do respectivo engenheiro eletricista. Dentre elas se destacam: circuitos elétricos; eletrônica analógica e digital; conversão de energia elétrica; máquinas elétricas, acionamentos elétricos e instalações elétricas industriais; projetos elétricos prediais e industriais; análise, controle e simulação de sistemas dinâmicos; medidas elétricas e eletrônicas; análise de sistemas elétricos de energia, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; confiabilidade, estabilidade e proteção de sistemas elétricos; eficiência energética e qualidade de energia; conversores e cargas elétricas especiais; comunicação de dados e redes industriais; controle e automação de processos industriais.

Perfil do Egresso

O Engenheiro Eletricista é um profissional de formação generalista, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantém instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. Além disso, elabora projetos e estudos de conservação e de eficientização de energia e utilização de fontes alternativas e renováveis. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos  ambientais

Requisito: Ensino Médio Completo.

Acesso: Processo Seletivo.

Duração: 5 anos.

Período: Integral.

Resolução de Criação: Resolução 24/2018 – CONSUP/IFPR

Coordenador: Gustavo Vendrame Barbara (gustavo.barbara@ifpr.edu.br)

 

Topo