Dia Internacional da Mulher é comemorado com atividades no Campus Telêmaco Borba – Campus Telêmaco Borba

Durante a semana de 05 a 09/03 o Campus Telêmaco Borba promoveu diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Integrando a terceira edição do projeto “Mulheres e Olhares”, no dia 07 de março a pesquisadora da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) Mayã Polo de Campus ministrou palestra no auditório com o título “Depois do não é tudo assédio: Considerações sobre feminismo, violência, consentimento e porque estamos com raiva”.

No dia 08, o “Saia de Saia” teve sua terceira edição, convidando a todos os estudantes, meninos e meninas a virem com saias curtas para o campus, com o objetivo de conscientizar e prevenir casos de assédios e agressões verbais que ainda ocorrem com mulheres que usam roupas curtas.
Também foram organizadas duas rodas de conversa no espaço que abriga a sede do Grêmio Estudantil. Na primeira, com o objetivo de debater o papel da mulher na sociedade, qualquer pessoa poderia participar. Já a segunda foi reservada apenas para mulheres, criando um ambiente para que todas ficassem à vontade para compartilhar seus problemas e dificuldades com relação ao preconceito de gênero.
Ainda, foram produzidos cartazes com alertas acerca do relacionamento abusivo, que ficaram expostos durante toda a semana, especialmente nos sanitários femininos, tendo em vista que na maioria das vezes os sinais passam despercebidos e podem evoluir para situações de risco às mulheres.
A semana encerrou com o espaço de debate “Mulheres em cena: Gênero, Raça, Ciência e Tecnologia”, com a exibição do filme “Estrelas além do tempo”, voltado a estudantes do ensino superior.
De maneira geral, a semana da mulher no IFPR Campus Telêmaco Borba foi reservada para lembrar da luta que continua na conquista de direitos das mulheres.