IFPR abre vagas para Cursos Técnicos a distância – Campus Telêmaco Borba

IFPR abre vagas para Cursos Técnicos a distância

O IFPR também está com inscrições abertas para cursos técnicos subsequentes ofertados na modalidade a distância. As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de outubro, exclusivamente por meio do site ead.ifpr.edu.br. Não há taxa de inscrição e os cursos são totalmente gratuitos.

Os cursos ofertados são os de Logística; Agente Comunitário de Saúde; Administração; Meio Ambiente; Serviços Públicos e Segurança do Trabalho.

Podem se inscrever os candidatos que já possuem o Ensino Médio completo.

As atividades acadêmicas têm início ainda neste ano. Os cursos têm duração de dois anos.

Ambiente Virtual

Os cursos à distância do IFPR utilizam um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Também há encontros presenciais, realizados uma vez por semana de acordo com o calendário acadêmico e com o planejamento de cada curso.

Seleção

A seleção será realizada em uma única etapa, que consiste na avaliação do desempenho escolar dos estudantes durante o Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

Inclusão social

Como também ocorre nos cursos presenciais do IFPR, 60% das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas; 10% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os 20% restantes são destinados à concorrência geral.

Entenda, no infográfico abaixo, que utiliza uma turma padrão de 40 alunos, como funciona a reserva de vagas:

A política de reserva de vagas do IFPR é a mesma para os processos seletivos para cursos presenciais e a distância.

Outras informações sobre a reserva de vagas estão disponíveis na matéria “Processo Seletivo IFPR 2018: entenda como é feita a reserva de vagas” – as normas e procedimentos para a reserva de vagas no IFPR são as mesmas tanto para os cursos presenciais quanto para os cursos a distância.

Municípios

Os cursos técnicos subsequentes a distância do IFPR são viabilizados por meio de parcerias com entidades parceiras nos municípios (na maioria dos casos esses parceiros são as prefeituras).

Cursos presenciais

Além dos cursos a distância, continuam abertas até o dia 08 de outubro as inscrições para os cursos presenciais do IFPR. No total, são mais de cinco mil vagas em cursos técnicos e superiores ofertados em 24 cidades onde o Instituto possui campi. As provas (para os cursos presenciais) serão aplicadas no dia 19 de novembro.

1. I) Processo Seletivo IFPR/EAD 2017 (cursos a distância)
  • Prazo de inscrição: De 18 de setembro a 15 de outubro de 2017
  • Valor da inscrição: Gratuito
  • Valor dos cursos: Gratuito