IFPR Campus Telêmaco Borba aplica exame do TOEFL – Campus Telêmaco Borba

IFPR Campus Telêmaco Borba aplica exame do TOEFL

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Telêmaco Borba aplicou, pela primeira vez, o exame de proficiência TOEFL (Test of English as a Foreign Language), na modalidade ITP (Institutional Testing Program). A aplicação do exame foi no último sábado, 24 de novembro. Na oportunidade, dezessete pessoas, entre servidores e alunos dos cursos de graduação e da pós-graduação do Campus Telêmaco, realizaram a prova, cujo objetivo é identificar o nível de inglês de cada inscrito, de acordo com os requisitos instituídos pelo Common European Framework.

O exame foi aplicado pela professora de inglês, Andréa Buch Bohrer, e acompanhado pela coordenadora do Celif (Centro de Línguas) do campus, professora Kelly Frigo Nakayama.

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) do IFPR é o responsável pela aplicação do TOEFL nos 25 campi do Instituto. A realização dos testes busca fortalecer a internacionalização no IFPR, segundo Patrícia Ramos, coordenadora do Nucli-Isf (Núcleo de Línguas). Os testes possibilitam que alunos e servidores descubram seu nível de inglês, além de servir como comprovante de proficiência em programas de pós-graduação e auxiliar na mobilidade de alunos e servidores que desejam estudar em outros países.

A iniciativa pioneira compõe as ações da Política Linguística do IFPR, que está sendo implantada por meio de ações conjuntas entre o Celif e o Programa IsF.