IFPR Campus Telêmaco Borba realiza projeto no Asilo São Vicente de Paulo – Campus Telêmaco Borba

IFPR Campus Telêmaco Borba realiza projeto no Asilo São Vicente de Paulo

Estudantes do IFPR Campus Telêmaco Borba estão tendo a oportunidade de entrar em contato com os idosos do Asilo São Vicente de Paulo através do Projeto de Extensão coordenado pela professora Célia Tamara Coêlho.

Se você também tem interesse em participar do projeto, venha conhecer melhor a proposta!

No auditório do Campus Telêmaco Borba, nos seguintes dias e horários:

Dia 09/03/2018:

Primeira sessão das 08:00 às 08:30

Segunda sessão das 08:40 às 09:20

Primeira sessão das 14:00 às 14:30

Segunda sessão das 14:40 às 15:20

Dia 12/03/18:

Noite

Primeira sessão das 19:30 às 20:00

Segunda sessão 20:10 às 20:40

A ação conta com a participação dos seguintes servidores: Guilherme Sachs, Helaine Cristina de Oliveira de Souza, Priscila Godoy, Larissa Diniz Ribeiro e Ronaldo Evaristo, com as estudantes: Laís Rodrigues da Silva, Gisele Leite e Lauana Pires Golemba do curso de Licenciatura em Física, e do estudante Lucas Ricardo Miranda Sobrinho do curso Técnico Integrado em Mecânica. Além disso o projeto conta com a participação externa do senhor Jamil Fonseca Leite.

Saiba mais sobre o projeto:

O resgate do sujeito idoso: uma mediação pedagógica no Asilo São Vicente de Paulo é um projeto de extensão organizado por servidores e estudantes do Campus Telêmaco Borba que destina-se a uma mediação didático pedagógica a ser realizada junto ao Asilo São Vicente de Paulo.

Para tanto, as atividades perpassam tanto o fomento da conscientização e do respeito para com os idosos, como também, o resgate da memória identitária das pessoas assistidas pela referida instituição. Dessa maneira, os encontros promovidos serão realizados tanto no asilo quanto no IFPR – Campus Telêmaco Borba, tendo por base a teoria vygostkyana e walloniana, na medida em que consideramos que o entrelace entre o aspecto social e o componente afetivo possibilita a humanização com que os idosos são vistos e tratados socialmente.

Os alunos do ensino médio técnico, tecnológico e superior serão envolvidos em discussões e ações junto aos idosos e funcionários do asilo, a fim de privilegiar a construção de conhecimentos a respeito de: 1) aspectos do envelhecimento tais como – Alzheimer, Parkinson etc.; 2) debater filmes com essa temática; 3) produzir um documentário privilegiando a história de vida desse sujeito.

Pensar que a função social da educação refere-se a garantir a motivação e senso crítico necessários a transformar o senso comum pejorativo de que a sociedade atual apresenta em relação aos idosos, torna-se o foco deste projeto de extensão, uma vez que o agir, o pensar dos jovens de hoje determinam o presente e o futuro do papel dos idosos.