Seu browser não suporta JavaScript!

Página Principal » Menu Institucional » Como ingressar no IFPR?

Como ingressar no IFPR?

Como ingressar no IFPR?

O IFPR é uma Instituição pública e federal, logo gratuita, ofertando vagas para cursos de nível técnico, tecnológico e superior.

 

Mostra de Cursos

Todos os anos o Campus Telêmaco Borba promove um evento para a divulgação dos cursos a serem ofertados: a Mostra de Cursos.

Neste evento a comunidade pode conhecer as dependências do Campus, e aproveitar o momento para fazer a inscrição para o Processo Seletivo. Em 2016, o evento está programado para dia 27 de Setembro.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo é realizado uma vez por ano, e os alunos aprovados têm a oportunidade de estudar em uma escola pública, gratuita e de qualidade.

As provas do Processo Seletivo são nos meses finais do ano, em data estabelecida em edital específico para este fim.

Informações como prazo de inscrição, número de vagas e cursos ofertados, cronograma isenção de inscrição, divulgação de resultados e outras datas relevantes em relação ao Processo Seletivo para ingresso na instituição também são disponibilizadas em edital específico. No edital também são especificadas as cotas existentes, com base na Lei nº 12.711/2012.

 

Ingresso nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Tecnólogos, Licenciatura e Formação Inicial e Continuada (FIC)

A forma de ingresso no IFPR irá depender do tipo de curso escolhido:

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio:

Destinado a quem já concluiu o Ensino Fundamental.

Os cursos são planejados de modo que o aluno, a partir de uma única matrícula na Instituição, conclua o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica de nível médio.

Ingresso por meio de processo seletivo.

– Cursos superiores de Tecnologias:

Destinado a quem já concluiu o Ensino Médio. Curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que conferem ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo. Por serem cursos de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade aos estudos, cursando pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização).

Ingresso por meio de processo seletivo e Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

* Para concorrer pelo SiSU, é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e se inscrever pelo site do Ministério da Educação (MEC); para o Processo Seletivo do IFPR é necessário seguir as orientações do Edital.

– Cursos superiores – Licenciaturas:

Destinado a quem já concluiu o Ensino Médio. Curso superior que habilita o profissional a atuar como professor na Educação Básica, no Ensino Fundamental e Médio, com o grau de licenciado. Os cursos são planejados de forma a tornar os profissionais capazes de identificar o conhecimento presente em sua educação e saber planejá-lo e aplicá-lo com visão social, buscando a dignidade do educando como ser humano produtor de cultura e história.

Ingresso por meio de processo seletivo, Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Análise de Currículo (Docentes do Magistério da Educação Básica).

Para concorrer pelo SiSU, é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e se inscrever pelo site do Ministério da Educação (MEC); para o Processo Seletivo do IFPR é necessário seguir as orientações do Edital. Para a Análise de Currículo, seguir orientações do Edital.

 

« « Concurso 2016   Turmas Anteriores » »