Publicação de Artigos – Campus Telêmaco Borba

Publicação de Artigos

Atualizado em

Copiado!

2022

Publicação na Revista Conjecturas

O artigo intitulado “A Física das máscaras PFF2: uma sequência didática” publicado na revista Conjecturas:  https://doi.org/10.53660/CONJ-1729-2H57 é fruto do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Física da estudante Jéssica da Cruz Ferreira.

Publicação na Revista Valore

O artigo em questão é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da discente egressa do curso de Licenciatura em Física Giovana Xavier da Silva. O projeto de pesquisa está cadastrado no SISCOPE, protocolo SEI 23411.005129/2020-20, e compõe o consórcio de projetos contidos na fundamentação do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq, Física e Suas Interconexões com outras ciências http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0334363022399809. A coordenação do trabalho foi realizada pelo Prof. Dr. Yuri A. R. Oliveira em cooperação com a Profa. Dra. Alessandra Daniela Buffon. Além disso, o jogo, fruto do desenvolvimento deste projeto encontra-se hospedado e disponível gratuitamente no diretório http://www.recursosdefisica.com.br/tato-memo-optiks.html.

Docente publica verbete

          O projeto de pesquisa “Portugueses de Papel”, coordenado pela professora Vania Pinheiro Chaves, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cataloga, com a participação de diversos pesquisadores, a representação de personagens portugueses em obras literárias brasileiras. Fazendo parte do grupo de investigadores, a professora do IFPR – Campus Telêmaco Borba, Katrym Aline Bordinhão dos Santos, publicou dois verbetes, referentes aos romances Órfãos do Eldorado e A noite da espera, de Milton Hatoum.  Dicionário de personagens portuguesas da ficção brasileira pode ser acessado em https://portuguesesdepapel.com/

          De acordo com o site do projeto, as pesquisas apresentadas nos verbetes colaboram “para o conhecimento da visão que os ficcionistas brasileiros têm da História e da sociedade a que pertencem”. Tal conhecimento é igualmente importante para todos aqueles que se interessam pelas questões coloniais, migratórias e multiculturais”.

2021

Eloísa Florão Amaro, estudante do curso técnico em Informática para Internet, apresentou no dia 28 de outubro de 2021 os resultados finais de sua pesquisa no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC –Jr.  No período entre 2020 e 2021, Eloísa pesquisou, sob a orientação da professora Katrym Bordinhão dos Santos, os paratextos literários, com maior enfoque à análise de um posfácio, escrito por Marina Colasanti, da obra Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector.

Essa pesquisa deu origem a um artigo científico, que foi apresentado na 13ª Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, evento realizado de forma on-line. O resumo expandido foi publicado no site do evento (https://jornada.ifsuldeminas.edu.br/index.php/jctpas2021/jctpas2021/paper/view/7001), e os principais pontos foram discutidos em uma sessão de comunicações da área de Letras, com outros trabalhos de iniciação científica júnior.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

O professor Moacy José Stoffes Júnior, do Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba, PR, Brasil, acompanhado de seus colegas Cléver Reis Stein e Artur Vitório Andrade Santo, ambos do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, Porto Velho, RO, Brasil, publicaram o artigo: Tecnologia tátil-visual para o ensino de associação de capacitores e resistores, no periódico ” A Física na Escola”, revista Qualis Capes B1.

Confira: https://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol19-Num2/FNE-19-2-210203.pdf


 

O egresso Gilberto de Oliveira Viana publicou Artigo com o título: Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física no periódico Ensino e Tecnologia em Revista. O trabalho teve a orientação do professor Rafael João Ribeiro e coorientação do professor Gregory Vinícius Conor Figueiredo, o qual é resultado da junção do TCC do estudante do curso de Licenciatura em Física com o TCC da Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.
O Prof. Rafael João explicou que Gilberto foi aluno do IFPR – Campus Telêmaco Borba do curso Técnico em Eletromecânica, depois fez o curso de Licenciatura em Física e, recentemente, terminou a Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Sempre muito esforçado, neste período, dividiu o tempo de estudo com o seu trabalho na Klabin. Desde 2018, é também professor de Automação no SENAI.

Confira: https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14323

 


As professoras Katrym Aline Bordinhão dos Santos e  Kelly Cristinna Frigo Nakayama, do campus Telêmaco Borba, publicaram artigo na RealizAção – Revista on-line de Extensão e Cultura – (ISSN 2358-3401). A publicação, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tem como objetivo tornar público reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas no âmbito local, regional, nacional e internacional, em rede de atores e instituições sociais.
Na publicação, as professoras relataram as ações desenvolvidas entre os anos de 2019 e 2020 pelo projeto de Extensão Literatura e Cidadania, contemplado por bolsa do IFPR, EDITAL N.11/2019 – DIEXT/PROEPPI. O objetivo do projeto foi propiciar formação por meio da literatura e do contato com a cultura hispânica, por meio da promoção de oficinas de leitura e discussão de textos literários, que incentivam a leitura e discutem temas da realidade vivida pelos participantes, mediadas pela estudante de ensino médio integrado, que vivenciou a experiência da extensão.  A edição da revista pode ser acessada em https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/issue/view/526/showToc

 


O professor João Henrique Berssanette, do Eixo de Informação e Comunicação do IFPR Campus Telêmaco Borba, publicou o artigo: “Active Learning in the Context of the Teaching/Learning of Computer Programming: A Systematic Review” na revista Journal of Information Technology Education: Research.
O artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura que identificou estudos que relacionam as diferentes técnicas pedagógicas pelas quais a aprendizagem ativa é desenvolvida no contexto do ensino/aprendizagem de programação de computadores, com o objetivo de caracterizar as abordagens pedagógicas, técnicas utilizadas, a aplicação, as contribuições e dificuldades de implementação relatadas por esses estudos.

A publicação pode ser consultada pelo link:
https://doi.org/10.28945/4767


 

O professor Ademar de Oliveira Ferreira, do IFPR Campus Telêmaco Borba, juntamente com alunos e colaboradores de outras instituições (Unicentro/PR em Guarapuava e IPEN/SP em São Paulo), publicou 3 artigos no Brazilian Journal of Radiation Sciences.

 

Determinação da concentração da atividade de 226Ra, 232Th, 40K e da concentração de 222Rn em amostras de solo da região dos Campos Gerais (Paraná)

Givanildo Rosa, Ademar de Oliveira Ferreira, Duvan Gil Rodriguez, Rodrigo Oliveira Bastos

Confira: https://www.bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/1240

Avaliação das taxas de dosagem de algumas rochas graníticas do Estado do Paraná

Ademar de Oliveira Ferreira, Brigitte Roxana Soreanu Pecequilo

Confira: https://www.bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/1242

 

Otimização da metodologia com detector de traço nuclear de estado sólido (SSNTD)

Reginaldo Anderson Silva, Ademar de Oliveira Ferreira
Confira: https://www.bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/1243

 


Simulação do Efeito Estufa, da intensificação do Efeito Estufa pela presença de CO2 e do impacto da mudança da cobertura da Terra na temperatura média do meio utilizando o Arduino

 

O professor Moacy José Stoffes Júnior, do IFPR Campus Telêmaco Borba, publicou um artigo na Revista Brasileira de Ensino de Física.

Confira: Artigo RBEF


2020

A Revolução Cubana: representações generificadas em um livro didático de história

A professora Dra. Andréa Mazurok Schactae, do Campus IFPR Telêmaco Borba e também atua como coordenadora do GECIG (Grupo de Estudos Cultura, Identidades e Gênero), do IFPR, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR e docente do Mestrado Prof História da UEPG, publicou um artigo na Revista Escritas do Tempo, no dossiê História: ensino, livro didático e formação de professores. O artigo A Revolução Cubana: representações generificadas em um livro didático de história, é parte de resultados de pesquisas realizadas pela professora, ao longo dos últimos anos. O texto  pode ser acessado na página da revista: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/issue/view/31 . Também está disponível no canal da revista no youtube (iTemnpo-Laboratório e Grupo de Pesquisa), a mesa redonda de lançamento do dossiê (https://youtu.be/X6OKImLUyKE), realizada no dia 18 de dezembro.

Implementação dos micromundos físicos propostos por Seymour Papert para o ensino de física.

O professor Rafael João Ribeiro e a egressa do curso de LFIS (Licenciatura em Física) do IFPR Campus Telêmaco Borba, Fabiana Aparecida Flor, publicaram um artigo na RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia), sobre a Implementação dos micromundos físicos propostos por Seymour Papert para o ensino de física.

O artigo é fruto do trabalho de pesquisa do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da Fabiana Flor, egressa da LFIS de 2018.

Confira: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9420


2019

 

Motrivivência – Revista de Educação Física, Esporte e Lazer

A professora Mariana Ciminelli Maranho publicou o artigo: Implementação de políticas públicas: a organização do esporte e lazer no Programa Novo Mais Educação na rede municipal de educação de Ponta Grossa – Paraná (2017), na Motrivivência – Revista de Educação Física, Esporte e Lazer.

Confira:  https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e57970/40807

 


Entre Adas e Marias

O artigo Entre Adas e Marias: as mulheres e a tecnologia da informação: um olhar para os cursos de graduação em Ponta Grossa (2003-2017), de autoria de Andrea Mazurok Schactae e Leticia Hass Magnhotto, publicado na Revista Tecnologia e Sociedade, é resultado da pesquisa desenvolvida no ano de 2017, pela então estudante do curso de o Técnico em Informática para Internet, do IFPR – Campus Telêmaco Borba.

Confira: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8519/6594

 


Estudantes e professores do IFPR Campus Telêmaco Borba publicam artigo em revista científica

Os estudantes do Ensino Superior do IFPR Campus Telêmaco Borba Keny Okipney e Juliana Santos acompanhados pelos professores Marcio Kloster e Andrel Pecete publicaram o artigo O ENSINO TÉCNICO ATRAVÉS DE METODOLOGIA ATIVA na Revista Científica UNIITPAC de Araguaína TO.

Confira: https://www.unitpac.com.br/sites/revista-cientifica/edicao-atual

 


 

Artigo que relata experiência no campus é publicado em periódico da UERJ

A professora de língua portuguesa e literatura, Katrym Bordinhão dos Santos, teve o artigo intitulado “Leitura literária e memes: análise de uma proposta”,  publicado na edição “Memes e Educação: práticas educativas em rede”, da Revista  Periferia, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O texto apresenta uma reflexão acerca de uma prática desenvolvida no campus Telêmaco Borba com turmas de segundo e terceiro ano dos cursos de Automação Industrial, Informática para Internet e Mecânica.
A edição da revista pode ser acessada em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/index

 

 

Anos anteriores

 

2017

A professora Elaine da Silva Ramos publicou o artigo intitulado “O uso da ludicidade como ferramenta para o Ensino de Química Orgânica: o que pensam os alunos” na Revista ACTIO: Docência em Ciências. A revista é um periódico voltado à pesquisa envolvendo reflexões acerca do ensino de Ciências nas áreas de Biologia, Física, Química, Ciências ou Matemática em seus distintos níveis de escolarização.  ACTIO foi incluída no Qualis Periódicos da CAPES (quadriênio 2013-2016) com Qualis B2 em Ensino.

Ressalta-se que esse trabalho é fruto do projeto PIBIC-Jr desenvolvido pela professora no campus com a bolsista Fernanda Alves Campolin dos Santos, aluna do 4º ano do Técnico em Informática para Internet.

Autores: Elaine da Silva Ramos, Fernanda Alves Campolin dos Santos, Carlos Eduardo Laburú

Link do artigo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810

O professor de Filosofia e Coordenador de Ensino do campus Telêmaco Borba, Fernando de Sá Moreira, publicou na Revista de História Regional, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a tradução de artigo originalmente publicado na revista etnográfica alemã “Globus” no ano de 1886.

O artigo original é de autoria do Coronel Telêmaco Borba e consiste em um dos primeiros registros da presença e cultura dos índios caingangue na região dos Campos Gerais.

Confira a edição completa da revista em https://revistas2.uepg.br/index.php/rhr/issue/view/551

2016

A Professora Andrea Mazurok Schactae publicou o artigo: “A arma e a saia: definindo a atividade da policial feminina e reconstruindo diferenças de gênero”, na Revista O público e o privado, revista do PPG em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará – UECE.
A edição de número 28, dessa revista, apresenta o Dossiê As mulheres nas instituições policiais da América Latina, organizado pelas professoras e pesquisadoras Glaucíria Mota Brasil (UECE) e Rochele Felini Fachinetto (UFRGS).
 

 

 

 

Os professores Luiz Diego Marestoni, Rafael João Ribeiro e Lucas Anedino de Souza, juntamente com o aluno do Curso de Licenciatura em Física: João Matheus Mendes, publicaram o artigo: Velocidade, taxa de captura de quadros e tipo de lente como limitantes experimentais para o uso de fotografias estroboscópicas digitais, na revista: Caderno Brasileiro de Ensino de Física.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n3p1079/33090

A Professora Andrea Mazurok Schactae publicou artigo na Revista Documento Monumento (UFMT). O título do dossiê é: “Relações de gênero e saberes: mulheres história e novas narrativas”
Título do artigo: “VOZES INAUDÍVEIS”: A QUESTÃO DE GÊNERO NOS MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA.
Andréa Mazurok Shactae e Osvaldo Rodrigues Junior
Link do artigo   https://200.129.241.80/ndihr/revista/artigos/14.pdf
https://www.ufmt.br/ndihr/revista/
https://200.129.241.80/ndihr/revista/revistas-anteriores/revista-dm-18.pdf

O Professor Leandro Roberto Baran, do Campus Telêmaco Borba, publicou o artigo:

A review and comparative analysis of the techniques to determine criticality of systems and equipment in industrial plants, na Revista Espacios Vol. 37, nº 8, Artigo 01.

Confira: https://www.revistaespacios.com/

 

2015

O Professor Luiz Diego Marestoni, do Campus Telêmaco Borba, publicou o artigo:

Semi-Empirical Quantum Chemistry Method for Pre-Polymerization Rational Design of Ciprofloxacin Imprinted Polymer and Adsorption Studies em JBCS

Marestoni

 

O Professor Luiz Diego Marestoni, do Campus Telêmaco Borba, publicou o artigo: Optimization and Application of Imprinted Poly(AA-EGDMA) for Solid Phase Extraction of Ciprofloxacin in Artificial Urine

Artigo Marestoni

 


2014

 

O Professor Luiz Diego Marestoni, do Campus Telêmaco Borba, publicou artigo na revista “Sensor and Actuator B. Chemical”.

Artigo Marestoni

 

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.