Histórico – Campus Telêmaco Borba

Histórico

Atualizado em

Copiado!

O Campus de Telêmaco Borba iniciou suas atividades no dia 29 de março de 2010, oferecendo cursos que buscam atender às demandas produtivas visando o desenvolvimento local e regional, e também favorecer a transformação da realidade social da região, através de uma educação de qualidade, inclusiva e gratuita.

Quanto à infraestrutura, inicialmente o Campus dispunha apenas do Bloco Didático, que atualmente oferece salas de aula, laboratórios de física, biologia, química e informática. Ainda abriga a seção pedagógica e de assuntos estudantis com equipe multidisciplinar (pedagogas, psicóloga, técnicas em assuntos educacionais, assistente social, Tradutor e Intérprete de Libras e assistentes de alunos), Sala de Reuniões/NAPNE, Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão, Coordenações de Curso, Coordenação de ensino, Coordenação de Pesquisa e Extensão, Seção de inovação e empreendedorismo, e uma lanchonete.

No dia 22 de março de 2013 foi inaugurado o Bloco Didático de Laboratórios de Ensino.

Esse espaço abriga laboratórios da área de metal-mecânica, eletromecânica, automação industrial, eletrônica, informática industrial, metrologia, marcenaria e fabricação de instrumentos musicais e um laboratório maker para desenvolvimento de projetos. 

A obra de construção do Bloco Administrativo teve início em 2013, e o espaço foi inaugurado no dia 10 de maio de 2016. O Bloco Administrativo acomoda a biblioteca, secretaria acadêmica, sala de educação física, estúdio de artes, sala de professores, setor administrativo, sala de reuniões, gestão de pessoas, espaço de convivência, Gabinete e Direção-Geral, além de um auditório com capacidade para mais de 200 pessoas e ainda 2 salas de aula.

No dia 26 de novembro de 2018 o campus inaugurou o Laboratório de Educação Musical e a Quadra de Esportes.

A Vila Cultural e o Refeitório foram inaugurados no dia 13 de dezembro de 2021. A Vila Cultural é um espaço didático-educacional composto de 06 quiosques que serão: Estúdio de Artes, Laboratório de Arte & Artesanato, Sala do Centro de Línguas do IFPR (CELIF), Sala de Literatura e o Centro Interdisciplinar de Pesquisa, espaço destinado às atividades de Pesquisa, Extensão e Inovação, integrando uma área de aproximadamente 600m².

O Refeitório, possui área de 300 m² atenderá estudantes, comunidade acadêmica e comunidade externa. O processo licitatório para a oferta dos serviços de cantina e restaurante está em fase de análise jurídica.

Em 2022 foi inaugurado a Centro Interdisciplinar de Pesquisas (CIP). Este espaço será dedicado a pesquisas/cursos na área de indústria 4.0 e tecnologias emergentes. Além disso, o CIP abriga a Coordenação de Pesquisa e Extensão, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e em breve será inaugurada uma incubadora tecnológica para projetos da comunidade acadêmica.

Através do Campus Telêmaco Borba, o IFPR reafirma a sua função social de oferta de vagas públicas, gratuitas e de qualidade. É um grande salto para a qualidade de ensino, no âmbito da Educação Profissional. Uma grande conquista dos estudantes do Campus e de toda a comunidade telemacoborbense.

O Campus está oferecendo, em 2022, os seguintes cursos:

Técnicos

Graduação

Pós-graduação

Extensão e Fic’s

    • Curso de Italiano Básico (CELIF)
    • Curso de Espanhol Básico (CELIF)

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.