Seu browser não suporta JavaScript!

Acesso à informação
Página Principal » Menu Institucional » Pesquisa e Extensão » Participação em eventos

Participação em eventos

2018

 

Docente do Campus Telêmaco Borba participa de Congresso Internacional na Área de Educação e Tecnologia

Entre os dias 11 e 13 de julho o professor João Henrique Berssanette participou do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – CIET:EnPED, na Universidade Federal de São Carlos – SP. No evento, o mesmo apresentou artigo referente a uma pesquisa desenvolvida no campus, intitulada “UMA PROPOSTA DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES COM BASE NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA UTILIZANDO REDES SOCIAIS”.

 

 

Docente do IFPR Campus Telêmaco Borba participa DO II Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História

Entre os dias 18 e 20 de junho a professora Dra. Andréa Mazurok Schactae participou do II Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História: Epistemologias, interdições e justiça social, na UNIOESTE – Campus Marechal Cândido Rondon.

SIMPÓSIO TEMÁTICO:
ST 07 – GÊNERO, DIVERSIDADE E INSTITUIÇÕES ARMADAS

Coordenação:

Dra. Andréa Mazurok Schactae (IFPR-Campus Telêmaco Borba)

Dra. Rosemeri Moreira (UNICENTRO)

 

 

Docente do IFPR Campus Telêmaco Borba participa do I Seminário Internacional da ABRALITEC

Nos dias 19 e 20 de abril, a professora de Língua Inglesa Andréa Luciane Buch Bohrer participou do I Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – O fazer docente na Rede Federal: perspectivas, desafios e possibilidades no ensino da Língua Inglesa. O evento foi sediado no Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul.

Teacher Andréa apresentou uma comunicação oral com os relatos de uma atividade de literatura inglesa aplicada aos alunos dos quartos anos do Ensino Médio Integrado dos cursos de Automação Industrial, Informática para Internet e Mecânica, intitulada “Aula de Língua Inglesa: a importância dos textos literários.” Os textos produzidos pelos alunos em inglês foram apresentados, compartilhando com os colegas da área uma experiência exitosa com o gênero ‘limerique’ do autor inglês Edward Lear.


Docente do IFPR Campus Telêmaco Borba participa de evento na UFSC

Entre os dias 11 e 13 de abril o professor Berssa – João Henrique Berssanette participou do II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, na Universidade Federal de Santa Catarina campus Araranguá – SC.

Prof. Berssa apresentou um artigo referente a uma pesquisa que desenvolveu no campus, intitulado “Uma Proposta de Ensino de Programação de Computadores com base na PBL utilizando o portal URI Online Judge”.

Docente do IFPR Campus Telêmaco Borba participa de evento na UFSC


IFPR Campus Telêmaco Borba participa da Expo Telêmaco 2018

Entre os dias 17 e 21 de março o IFPR (Instituto Federal do Paraná) Campus Telêmaco Borba participou da Expo Telêmaco 2018. No stand foram apresentados alguns projetos do campus, expostos vídeos institucionais e outros elaborados por estudantes. O destaque foi o “SIMULADOR DE VOO”.

Os visitantes puderam conhecer os cursos ofertados pelo campus e receberam folders com os contatos para maiores informações.

Segundo a diretora-geral, Karina Bonilaure, o “objetivo de apresentar a instituição para a comunidade foi alcançado, além de podermos valorizar ainda mais o importante trabalho que realizamos em nosso município. Toda a equipe sentiu muito orgulho de ser IFPR em Telêmaco Borba.”

stand contou com a participação de estudantes e servidores que atenderam ao público.

http://telemaco.ifpr.edu.br/2018/03/23/ifpr-campus-telemaco-borba-participa-da-expo-telemaco-2018/#more-16658


Professora de Biologia do Campus Telêmaco Borba participa de reunião de avaliação ambiental no Instituto Federal de Pernambuco
A convite do Prof. Dr. Caetano Cláudio Pereira Júnior, diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional do IFPE/Barreiros, a Profa. Luana Cheven Perbore dos Santos participou da “I Reunião de Avaliação Ambiental do IFPE – Campus Barreiros”, realizada de 16 a 19 de janeiro de 2018.
Durante o evento, foi firmada uma parceria na qual a professora atuará como colaborada externa no projeto de extensão “Gestão e Educação Ambiental no IFPE – Campus Barreiros: Estratégias de execução e disseminação de práticas ambientais sustentáveis”, sob coordenação do Prof. Dr. Caio Guilherme Secco de Souza, membro da Comissão de Sustentabilidade do IFPE/Barreiros.
Segundo a Profa. Luana, as experiências compartilhadas nessa colaboração serão importantes para o desenvolvimento de atividades relacionadas à Educação Ambiental no campus Telêmaco Borba.
Em 2018, duas das ações de extensão que serão desenvolvidas em Telêmaco Borba serão o projeto “Programa de Educação e Gestão Ambiental”, sob coordenação da Profa. Luana, e o projeto “PreservArt – pensando o meio ambiente através da arte e do artesanato”, sob coordenação do Prof. Guilherme Sachs.

Professora de Biologia do Campus Telêmaco Borba participa de reunião de avaliação ambiental no Instituto Federal de Pernambuco


2017

O Professor Fernando de Sá Moreira participou do evento: “XIII Fórum Regional de Educação dos Campos Gerais” na FATEB (Faculdade de Telêmaco Borba) e ministrou palestra sobre “Educação étnico-racial no Brasil”.

 

Professores participam do II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem (CIEL)
O simpósio “Reflexões sobre identidades e linguagens nos cursos técnicos integrados do IFPR”, reuniu professores do IFPR no II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem e IX Ciclo de Estudos em Linguagem (CIEL), realizado entre os dias 24 e 26 de outubro na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Com a temática centrada na vertigem das ciências humanas, o evento possibilitou a troca de experiências acerca das pesquisas realizadas pelos docentes, que apresentaram os seguintes trabalhos:
“Boca Maldita e os desafios da produção de textos criativos no contexto do IFPR” – Daniel José Gonçalves (Campus Telêmaco Borba);
“Múltiplas linguagens no ensino de espanhol em um campus do IFPR” – Kelly Cristinna Frigo Nakayama (Campus Telêmaco Borba);
“O extraverbal Bakhtiniano no ensino de literatura” – Míriam Juliana Pastori Bosco (Campus Avançado  Goioerê);
“Para que pesquisar literatura? Reflexões sobre o programa de bolsas de iniciação científica em um campus do IFPR” – Katrym Aline Bordinhão dos Santos  (Campus Telêmaco Borba); e
“Reflexões sobre o projeto Oficinas de Leitura e Escrita no IFPR” – Jefferson Adriano de Souza (Campus Campo Largo).
http://telemaco.ifpr.edu.br/2017/10/31/15060/#more-15060

Campus Telêmaco Borba esteve presente no Congresso Internacional de História

 

Entre os dias 09 e 12 de outubro aconteceu na cidade de Maringá o VIII Congresso Internacional de História da UEM, este congresso tem como objetivo reunir historiadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação dos mais diversos países, para um diálogo científico sobre a História, bem como discutir e divulgar as pesquisas recentes neste campo historiográfico.

O professor José Aparício da Silva e aluna Leticia Hass Maganhotto apresentaram seus trabalhos desenvolvidos no Campus Telêmaco Borba do Instituto Federal do Paraná. O professor Aparício apresentou seu trabalho chamado “O campo na cidade: a preservação da cultura rural pelos migrantes do distrito de Itaiacoca no espaço urbano de Ponta Grossa” no simpósio temático “O Regional/Local e as experiências históricas”.

A estudante Leticia apresentou seu trabalho de conclusão de curso, orientado pela professora Andrea Mazurok Schactae, intitulado:  “Entre Adas e Marias – O espaço feminino na Tecnologia da Informação”, no simpósio temático Mulheres e Gênero: Relações de Poder e História no Brasil, o qual buscava recepcionar trabalhos que discutem questões vinculadas a história das mulheres, as relações de gênero e de poder no Brasil durante os séculos XIX e XX.

http://telemaco.ifpr.edu.br/2017/10/30/campus-telemaco-borba-esteve-presente-no-congresso-internacional-de-historia/#more-15051


 

2016

XVII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes
Entre os dias 04 e 06 de dezembro de 2016 o Professor Daniel Meneguello Limeira participou do XVII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, em São Carlos – SP.
Apresentação do trabalho: Astyanax em risco de extinção na Serra da Mantiqueira.
O evento foi realizado na Universidade Federal de São Carlos – São Carlos/SP, e contou com a participação de líderes dos grupos de pesquisa em Genética de Peixes do Brasil e de eminentes cientistas da América Latina e Estados Unidos da América.

Site do simpósio: http://xviiscgp.wixsite.com/2016

20161205_101857[1]

 

2014

O Projeto Reservista Legal teve sua abertura na última semana, com o Cine Reservista, conduzido pelo Prof. José Aparício da Silva (IFPR) – Câmpus Telêmaco Borba.
Fonte: http://institutomm.com.br/noticia.php?id=304

« « Agente Comunitário de Saúde (EaD)   Concurso 2014 » »