Acesso à informação
Página Principal » Menu Institucional » Pesquisa e Extensão » Publicação de Artigos

Publicação de Artigos

2017

A professora Elaine da Silva Ramos publicou o artigo intitulado “O uso da ludicidade como ferramenta para o Ensino de Química Orgânica: o que pensam os alunos” na Revista ACTIO: Docência em Ciências. A revista é um periódico voltado à pesquisa envolvendo reflexões acerca do ensino de Ciências nas áreas de Biologia, Física, Química, Ciências ou Matemática em seus distintos níveis de escolarização.  ACTIO foi incluída no Qualis Periódicos da CAPES (quadriênio 2013-2016) com Qualis B2 em Ensino.

Ressalta-se que esse trabalho é fruto do projeto PIBIC-Jr desenvolvido pela professora no campus com a bolsista Fernanda Alves Campolin dos Santos, aluna do 4º ano do Técnico em Informática para Internet.

Autores: Elaine da Silva Ramos, Fernanda Alves Campolin dos Santos, Carlos Eduardo Laburú

Link do artigo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810

O professor de Filosofia e Coordenador de Ensino do campus Telêmaco Borba, Fernando de Sá Moreira, publicou na Revista de História Regional, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a tradução de artigo originalmente publicado na revista etnográfica alemã “Globus” no ano de 1886.

O artigo original é de autoria do Coronel Telêmaco Borba e consiste em um dos primeiros registros da presença e cultura dos índios caingangue na região dos Campos Gerais.

Confira a edição completa da revista em http://revistas2.uepg.br/index.php/rhr/issue/view/551

2016

A Professora Andrea Mazurok Schactae publicou o artigo: “A arma e a saia: definindo a atividade da policial feminina e reconstruindo diferenças de gênero”, na Revista O público e o privado, revista do PPG em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará – UECE.
A edição de número 28, dessa revista, apresenta o Dossiê As mulheres nas instituições policiais da América Latina, organizado pelas professoras e pesquisadoras Glaucíria Mota Brasil (UECE) e Rochele Felini Fachinetto (UFRGS).

Os professores Luiz Diego Marestoni, Rafael João Ribeiro e Lucas Anedino de Souza, juntamente com o aluno do Curso de Licenciatura em Física: João Matheus Mendes, publicaram o artigo: Velocidade, taxa de captura de quadros e tipo de lente como limitantes experimentais para o uso de fotografias estroboscópicas digitais, na revista: Caderno Brasileiro de Ensino de Física.

A Professora Andrea Mazurok Schactae publicou artigo na Revista Documento Monumento (UFMT). O título do dossiê é: “Relações de gênero e saberes: mulheres história e novas narrativas”
Título do artigo: “VOZES INAUDÍVEIS”: A QUESTÃO DE GÊNERO NOS MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA.
Andréa Mazurok Shactae e Osvaldo Rodrigues Junior
Link do artigo   http://200.129.241.80/ndihr/revista/artigos/14.pdf

O Professor Leandro Roberto Baran, do Campus Telêmaco Borba, publicou o artigo:

A review and comparative analysis of the techniques to determine criticality of systems and equipment in industrial plants, na Revista Espacios Vol. 37, nº 8, Artigo 01.

Confira: http://www.revistaespacios.com/

2015

O Professor Luiz Diego Marestoni, do Campus Telêmaco Borba, publicou o artigo:

Semi-Empirical Quantum Chemistry Method for Pre-Polymerization Rational Design of Ciprofloxacin Imprinted Polymer and Adsorption Studies em JBCS

Marestoni

O Professor Luiz Diego Marestoni, do Campus Telêmaco Borba, publicou o artigo: Optimization and Application of Imprinted Poly(AA-EGDMA) for Solid Phase Extraction of Ciprofloxacin in Artificial Urine

Artigo Marestoni

2014

O Professor Luiz Diego Marestoni, do Campus Telêmaco Borba, publicou artigo na revista “Sensor and Actuator B. Chemical”.

Artigo Marestoni