EVENTO SUSPENSO Nova edição do Cineclube e Múltiplos olhares sobre o cinema será realizada na próxima semana – Campus Telêmaco Borba

Os Projetos CineClube e Múltiplos olhares sobre o cinema em parceria com a plataforma Taturana (Mobilização Social) realizam uma Mostra de Filmes, de 28 a 30 de maio, no Auditório do Campus IFPR – Telêmaco Borba.

Confira a lista dos filmes a serem exibidos:

Segunda feira dia 28 de maio – 14 horas – Auditório

Filme: Piadeiros – 90’ Minutos:

Produzido por: Mira Filmes

Sinopse: Uma equipe de filmagem viaja pelas cinco regiões do Brasil em busca de “piadeiros” não profissionais. Gente boa de contar piada nas ruas, praças, bares e mercados. Gente a quilômetros de distância dos holofotes dos palcos e da televisão. Misturando personagens, paisagens, a equipe e o próprio processo itinerante de pesquisa, Piadeiros é um autêntico road movie da risada.

Terça feira dia 29 de maio – 14 horas – Auditório

Filme: De Quando em Vez

16’ Minutos

Produzido por: Cabeça de Vento

Sinopse: Tendo a música como fio condutor, o documentário constrói de forma poética muitos dias dentro de um dia na vida de Jhonny Black.

Terça feira dia 29 de maio – 14: 30 horas – Auditório

Filme: Casamento Infantil

Gênero: documentário

23’ Minutos:

Produzido por: 3Filmgroup.tv

Sinopse: O Brasil é o quarto maior país em números absolutos em casamento infantil. Marília tem 15 anos e vive no interior do Maranhão. Daniela tem dois filhos e vive em um bairro de periferia de São Paulo. Em comum a história de duas meninas que tiveram suas vidas impactadas pelo casamento precoce. O documentário explora o impacto dessas realidades enquanto pesquisadores, cientistas sociais e legisladores entre outros discutem o impacto desses números no país.

Terça feira dia 29 de maio – 15:00 horas – Auditório

Filme: DEUS

Gênero: Híbrido

25’ Minutos:

Produzido por: Planetário e UFPel

Sinopse: Filme curta-metragem híbrido, entre documentário e ficção, o qual aborda a força de uma mãe negra da periferia de São Paulo e sua divina influência sobre o filho.

Terça feira dia 29 de maio – 16:00 horas – Auditório

Filme: Escolas em Luta

77’ Minutos:

Produzido por: Lente Viva Filmes, Complô e Encouraçado Filmes

Sinopse: No estado mais rico e um dos mais conservadores do Brasil, o modus operandi da educação pública sofre um revés em 2015 quando estudantes secundaristas reagem ao decreto oficial que determina o fechamento de 94 escolas e a realocação dos alunos. A resposta estudantil surpreende. Em poucos dias, por meio de redes sociais e aplicativos, eles organizam uma reação em uma verdadeira Primavera Secundarista – algo completamente inédito. Ocupam 241 escolas e saem às ruas para protestar. O estado decreta guerra aos estudantes. Toda relação se transforma após uma revolução. ESCOLAS EM LUTA aprende e apreende com essa juventude um novo modo de construção e de estar no mundo.

Quarta feira dia 30 de maio – 14:00 horas – Auditório

Filme: Brasil, país do presente?

Gênero: documentário

63’ Minutos:

Produzido por: Gustavo Westmann

Sinopse: Como uma nova geração de brasileiros está pensando o futuro do país? Com essa e outras questões em mente, o projeto “Brasil, País do Presente?” buscou transcender a polarização atual para levar às telas renovado tipo de debate sobre o Brasil no século XXI, de maneira democrática, acessível e dinâmica. Ao longo de 62 minutos, doze entrevistados discutem, de forma acessível e construtiva, os avanços e retrocessos do Brasil, passando pelos temas mais amplos da política e corrupção, racismos e machismos, educação, violência, economia, mídia e cultura brasileiras. Mais do que oferecer respostas, o documentário tem como objetivo estimular reflexões em torno de desafios estruturais para a construção do país do presente.