Sobre o Curso – Campus Telêmaco Borba

Sobre o Curso

Atualizado em

Copiado!

ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Área do conhecimento (CAPES): 7.08.04.00-1 ENSINO-APRENDIZAGEM

Objetivo: O curso de especialização em Ensino de Ciência e Tecnologia tem como objetivo proporcionar qualificação científica e formação profissional nas áreas de ensino, promover a atualização curricular acerca do conhecimento científico e tecnológico contemporâneos, no sentido de elevar a capacidade de elaborar novas estratégias e processos de entender, questionar e utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos, a fim de contribuir para melhoria do processo de ensino/aprendizagem em seus diversos níveis. 

 

Linhas de Pesquisa:

Fundamentos e metodologias para o ensino de ciências e matemática

Tem o objetivo de discutir e construir métodos inovadores e diferenciados para o ensino/aprendizagem em ciências e matemática. Nesse sentido, envolve estudos acerca de mecanismos e ferramentas que possam vir a ser empregados na transformação da prática docente, possibilitando uma construção do conhecimento efetiva.

Educação Profissional

Compreende a análise crítica da educação profissional, situando-a no contexto da política educacional brasileira e das mudanças socioeconômicas e políticas em desenvolvimento na sociedade contemporânea. As relações entre trabalho e educação com ênfase na educação profissional. As diferentes formas de organização do trabalho a partir da incorporação de novas tecnologias na produção e as diferentes implicações para a educação profissional e para a educação básica.

Educação Tecnológica

Abrange a compreensão, discussão e utilização de conhecimentos e ferramentas científico-tecnológicos que possam contribuir com o docente da Educação Tecnológica na resolução de problemas da realidade de sala de aula, visando à melhoria da prática docente.

 

Requisito: Conclusão do ensino superior.

 

Público alvo:

O curso é destinado a professores e demais profissionais da área de educação que atuam ou pretendam atuar nos diferentes níveis de ensino, sendo vinculados:

– ao Instituto Federal do Paraná;

a Secretaria de Estado da Educação – SEED;

a Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba – SME-TB;

a outras instituições de ensino de Telêmaco Borba e região, oriundos das diversas áreas de Educação, Ensino, Ciências, Tecnologias e áreas afins.

 

Modalidade: Presencial / Aberto ao Público

 

Acesso: Processo Seletivo por meio de Edital Próprio

 

Carga Horária: 360 horas com tempo máximo da integralização de 30 meses

 

Horário de oferta do curso:

– Sexta-Feira das 8h às 12h e/ou das 13:30h às 17:30; e/ou

– Sábado das 8h às 12h e/ou das 13:30h às 17:30.

 

Coordenador: Prof Dr Vanderlei Antônio Stefanuto – vanderlei.stefanuto@ifpr.edu.br 

 

Resolução de Criação (Conselho Superior): RESOLUÇÃO Nº 25 DE 20 DE SETEMBRO DE 2016

 

Projeto Pedagógico do Curso – PPC: Clique aqui

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.