Projeto de Extensão convida a comunidade para o Clube da Matemática – Campus Telêmaco Borba

Projeto de Extensão convida a comunidade para o Clube da Matemática

O CLUBE DA MATEMÁTICA foi idealizado com o objetivo de integrar os alunos, professores e comunidade em um ambiente fora da sala de aula tradicional, com seus rituais e personagens constituídos historicamente. Não propõe a hierarquização de pessoas ou de conhecimento. É um ambiente onde todos discutem Matemática, desde a básica até a avançada. Além das ferramentas, problemas e especificidades matemáticas regionais oferecidas pelos professores, cabe também a interação com os materiais oferecidos na página https://www.obmep.org.br/index.htm, que vêm ao encontro da proposta do projeto de extensão.

Os objetivos iniciais do clube são:

• diminuir a defasagem escolar em matemática e promover a inclusão social;
  • promover a ruptura das lacunas apresentadas pelos estudantes, constituídas ao longo do tempo com relação à disciplina de matemática;
  • estimular a aprendizagem matemática através de situações extraídas da realidade e de problemas propostos pelos professores de Matemática e Física do Campus IFPR Telêmaco Borba e pela OBMEP, promovendo a interdisciplinaridade e relação teórica – prática;

O projeto tem duas vertentes iniciais, sendo possível sua reestruturação de acordo com demandas que venham a ser apresentadas:

• a primeira é revisar o que chamamos aqui de ferramentas matemáticas, ou seja, conjunto de regras, símbolos e operações que constituem a teoria e a linguagem matemática básica utilizando para esse fim o trabalho com situações-problema;
  • a segunda é estimular os alunos a participarem da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas que ocorre anualmente em duas fases.

Ambas as vertentes não ocorrem cronologicamente, ou seja, uma independe da outra e são constituídas de acordo com a demanda apresentada pelo aluno.

O conteúdo programático foi baseado em consonância com as necessidades para o desenvolvimento do aluno do Ensino Médio Integrado. O projeto é oferecido a todos os alunos do Instituto Federal do Paraná – Campus Telêmaco Borba e aos membros da comunidade, que sentirem a necessidade de suporte e apoio em relação à defasagem e ao trato com a matemática, quer seja na escola, quer seja nas práticas cotidianas. Faz-se necessário o acompanhamento e apoio da Equipe Pedagógica junto aos alunos nas demandas apresentadas. De início serão oferecidas 20 vagas aos alunos oriundos da comunidade e que não pertencem ao grupo de discentes do IFPR – Campus Telêmaco Borba. Podem participar os alunos de Ensino Médio de qualquer escola pública. As inscrições podem ser realizadas pelo endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeY2Zo3RcdnjX9wwRuMLM8G6coiKRsHbYVicnFSNlOc9irvRw/viewform?usp=pp_url. Nesse primeiro momento serão atendidos os 20 alunos que realizarem a inscrição por ordem cronológica, constituindo uma lista de espera com os demais que vierem a se inscrever.

As atividades serão realizadas no segundo semestre de 2018, em sala disponível nos seguintes horários:

• terça-feira: 10h às 11h30 e de 13h as 14h30;
  • quarta-feira: 10h às 11h30;
  • quinta-feira: 13h às 14h.

Os atendimentos poderão ocorrer esporadicamente pelos professores colaboradores em data e local a ser combinado antecipadamente. Os horários são disponibilizados a todos os alunos, ficando a critério dos mesmos a escolha do horário mais conveniente.

Para maiores esclarecimentos ou sugestões entrar em contato com o Prof. Ms. Reinaldo Donizete de Oliveira pelo email reinaldo.donizete@ifpr.edu.br ou diretamente no Campus do IFPR Telêmaco Borba.