Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Telêmaco Borba
Início Notícias Notícias-2 Campus Telêmaco Borba oferta à comunidade acadêmica atividades remotas

Campus Telêmaco Borba oferta à comunidade acadêmica atividades remotas

Publicado em

As atividades foram propostas na forma de mesas de debate voltadas para questões sociais, econômicas e científicas em tempos de pandemia.           

Na segunda semana de junho, servidores do Campus Telêmaco Borba do IFPR ofertaram, por meio de ambiente virtual, uma série de mesas de debate voltados para a atual conjectura social que estamos enfrentando. O grupo composto pelos docentes Andréa M. Schactae, Antonio C. B. Tercini, Célia T. Coelho, Danilo H. Divardin, Diego L. Paes, Ronaldo M. Evaristo, Roseilda M. Silva, Vivian B. Gombi e Yuri A. R. Oliveira, e pela psicóloga Danieli C. B. Goessler, contemplou a comunidade acadêmica com as mesas “Gerações: História e pandemias” e “Globalização em tempos de pandemia”.

A primeira mesa, transmitida na terça-feira 09 de junho a partir das19:00, contou com a presença de mais 200 espectadores simultâneos, grande parte deles discentes dos cursos técnicos e superiores. Nesta mesa foram feitas retomadas históricas a respeito de como as pandemias influenciaram o desenvolvimento e construção social das gerações. Além disso, dentro de um contexto histórico, foi resgatada a forma com que as doenças influenciaram significativamente para a conquista das Américas pelos europeus e as consequências destes fatores na extinção de povos e culturas. Os espectadores ainda foram contemplados com um eloquente debate acerca de como questões éticas e morais influenciam na forma com que a nossa sociedade consegue lidar com momentos como o que estamos vivendo e a forma com que as decisões influenciam na economia, na cultura e nas relações sociais.

A segunda mesa, transmitida na quinta-feira 11 de junho, a partir das 19:00, contou com a presença de mais de 80 espectadores simultâneos, de forma que sua grande maioria consistia de discentes dos cursos técnicos e superiores. Nesta mesa foi contextualizado o conceito de globalização, suas características e aspectos, bem como sua relação com a sociedade capitalista. Ademais, foi apresentado o processo de industrialização brasileiro e as consequências que nosso país enfrenta por conta das políticas que definiram tal desenvolvimento. Além de debater o atual contexto que a sociedade brasileira enfrenta, a respeito do processo de industrialização, a mesa apresentou aos seus espectadores questões voltadas às perspectivas das maiores potências econômicas do mundo, dando ênfase a um contexto de geopolítica. Esta mesa pode ser acompanhada através do link encurtador.com.br/puH02

Ambas as mesas foram gravadas e colocadas à disposição da comunidade acadêmica para que aqueles que não puderam acompanhar ao vivo pudessem ter a oportunidade de assistir em um outro momento. A proposta inicial era que as mesas fossem transmitidas por um período de 2 horas, contudo, tendo em vista a importância e interação dos espectadores em ambas as situações este tempo foi extrapolado a fim de garantir que todas as dúvidas e esclarecimentos do público fossem sanadas. Estas duas mesas compõem a primeira de duas etapas deste projeto e para os proponentes foi executada com bastante êxito, tendo em vista à atual situação em que vivemos e a capacidade de acesso à internet por parte dos discentes do campus.

Para o grupo de servidores que idealizaram este projeto, a média de público nas mesas demonstra o quanto a comunidade acadêmica se mantém interessada em dar continuidade ao processo de aprendizagem, ainda que discutindo temas transversais. A segunda etapa do projeto, será composta por mais três mesas de debate, que estão programadas para serem transmitidas nos dias 23, 28 e 30 de julho a partir das 19:00 em links a serem divulgados. Os temas das próximas mesas são “Tecnologia e relações sociais”, “Trabalho, economia e saúde mental” e “Ciência e sociedade”, respectivamente. Acompanhe na galeria, algumas imagens das mesas.

Por Yuri Oliveira

Galeria de Fotos

Rodovia PR 160 – km 19,5 – Jardim Bandeirantes – Telêmaco Borba PR | CEP 84.269-090 | Fone: (42) 3221-3000

Topo