Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Telêmaco Borba
Início Notícias Notícias-2 Integrantes do projeto Mais que Meninas dialogam sobre violência contra as mulheres negras no Brasil

Integrantes do projeto Mais que Meninas dialogam sobre violência contra as mulheres negras no Brasil

Publicado em

Na tarde do dia 25 de novembro de 2020 os/as componentes do projeto: Mais que Meninas (IFPR-Telêmaco Borba) promoveram uma conversa sobre Violência contra as mulheres negras. Esse momento se deu em alusão ao dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher (25/11) e ao dia da Consciência Negra (20/11).  

Conduziram o encontro a coordenadora do projeto, Roseilda Maria da Silva, e o Vice coordenador, Guilherme Sachs. Além dos/das professores/as colaboradores/as Danilo Divardin e Vivian Gombi, o encontro contou com a presença da doutoranda da UEPG, Maria Luiza Kraft, e com a parceria do projeto: Calcule como uma Garota (IFPR-Telêmaco Borba) representado pela coordenadora professora Luiza Gabriela Razera de Souza.

A convidada da tarde foi a historiadora Mirian Ribeiro Reis que falou sobre Violência contra as Mulheres Negras, trouxe informações instigantes sobre diversos aspectos, dentre estes de que as mulheres negras não ocupam os mesmos espaços institucionais em termos proporcionais às brancas. Citou que as pesquisas1 mostram que as mulheres negras são as principais vítimas de homicídio, com um percentual que chega a 75%, enquanto as mulheres brancas estão mais propensas ao estupro e às lesões corporais.

Essas realidades mostram que apesar de determinados tipos de violência serem mais comuns em algumas categorias, a violência não deixa de ser um fenômeno preocupante e presente no cotidiano de muitas mulheres brasileiras. Tanto a violência de gênero quanto o racismo devem ser compreendidos a partir das discussões que envolvem a interseccionalidade, levados a sério e amplamente discutidos nas diversas instituições educacionais.

1! O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Galeria de Fotos

Leia mais

Rodovia PR 160 – km 19,5 – Jardim Bandeirantes – Telêmaco Borba PR | CEP 84.269-090 | Fone: (42) 3221-3000

Topo