Tecnologia em Manutenção Industrial – Campus Telêmaco Borba
Cursos de Graduação Tecnologia em Manutenção Industrial

Tecnologia em Manutenção Industrial

Atualizado em

Copiado!

O ambiente onde está inserida função manutenção pode ser definido como plural, tal ocorre porque configura-se por vários ramos industriais, com as suas unidades fabris compostas por inúmeros equipamentos e sistemas de natureza mecânica, elétrica e automatizada, os quais têm à disposição múltiplas políticas para mantê-los em operação. Cada ramo industrial, unidade fabril, equipamento, sistema possui características específicas que demandam uma abordagem própria e conduzem a uma combinação distinta de ações de manutenção.
Para suprir as necessidades caracterizadas no ambiente plural acima descrito encontra-se o Tecnólogo em Manutenção Industrial, profissional com habilidades e conhecimentos de áreas diferentes (mecânica, elétrica e automação) e aptidão para desenvolver atividades de manutenção sejam elas de planejamento, execução e gestão. Dentre as atividades da função manutenção é possível destacar: realizar intervenções preditivas, preventivas e corretivas; planejar serviços; elaborar documentação técnica; estabelecer indicadores para equipamentos, sistemas industriais e comerciais; implementar atividades de manutenção; promover mudanças
tecnológicas.
Todavia, para possibilitar a realização das ações específicas da função é imprescindível o embasamento técnico e tecnológico das áreas de mecânica, elétrica e automação. São exemplos das bases tecnológicas: desenho técnico, metrologia, elementos de máquina, acionamentos elétricos, instrumentação industrial, materiais,
fundamentos de máquinas de fluxo, máquinas elétricas, controladores lógicos; eletro-hidráulica; eletropneumática; processos de fabricação mecânica.
Na tentativa de suprir essa demanda por profissionais de manutenção, no ano de 2018 foi concebido no IFPR Campus Telêmaco Borba o Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial, com início das suas atividades em 2020.

Requisito: Ensino Médio completo

Acesso: Processo Seletivo

Duração: 3 anos

Período: Noturno

Resolução de criação: Resolução n° 21, de 13 de junho de 2019.

Representação Gráfica do Curso (turmas a partir de 2023)

Representação Gráfica do Curso (turmas 2020 a 2022)

Topo