Participação em eventos – Campus Telêmaco Borba

Participação em eventos

Atualizado em

Copiado!

2022

Simpósio Brasileiro de Games (SBGames)

De 24 à 27 de outubro ocorreu o Simpósio Brasileiro de Games (SBGames) na cidade de Natal/RN. Sendo a 21° edição do evento consiste em um encontro de desenvolvedores, empresários e estudantes da área, propiciando a troca de informações e experiência, durante o evento também ocorreram palestras, apresentações de artigos, tutoriais, e exposições de jogos e de artes.

As alunas Nicole Camargo e Raissa beira, tiveram suas artes aprovadas para o evento, assim como mais 7 alunos do curso, a Professora Suelyn Fernanda da Silva, Coordenadora do Curso acompanhou as alunas. Abaixo, Raissa e Nicole contam sobre suas experiências no maior evento de jogos da América Latina.

Nicole diz, “Logo na entrada do evento vimos os nossos trabalhos e dos nossos colegas sendo projetados, foi emocionante. Durante os dias do evento tinham muitas atividades na area de design de jogo, arte, educação, Programação, dentre outros, pudemos escolher em qual trilha do evento participar, no primeiro dia, participei da exposição de jogos, onde pude jogar e avaliar os jogos finalistas, e assistir a trilha de arte e design; no segundo dia, assisti a cerimônia de abertura, pude encontrar alguns criadores de alguns jogos e trocar experiências, e participei da trilha de indústria; no terceiro dia pude conhecer pessoas de outros institutos federais de diversos estados, além de conhecer a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde pude ir a fundo na historia de um dos jogos conhecendo o laboratório de paleontologia.
Esse evento me abriu os olhos de maneira inesperada! Conforme conversava com coordenadores, alunos e professores, pude ver o quanto o conhecimento fornecido pelo nosso curso é qualificado, temos exatamente as mesmas matérias e formas de ensino como de faculdades de São Paulo! Eu não teria vivido nada disso sem o IFPR e o curso de Programação de Jogos Digitais. O que me entristece é que gostaria que todos os alunos pudessem viver o que eu vivi! Sou grata a todos que me ajudaram, seja eles amigos, família e docentes!”

Raissa Diz, “O evento me surpreendeu de maneira positiva. O Simpósio Brasileiro de Games é uma oportunidade enorme para quem é apaixonado no ramo de jogos e principalmente para jovens, igual nós duas, que começaram agora nessa área. Mesmo quando estavamos organizando a viagem, já me senti inspirada para desenvolver outros projetos no curso e experenciar mais oportunidades como essa. O conhecimento que adquiri durante esses dias irá agregar na minha carreira profissional, e isso foi uma das coisas que o evento provou para mim junto da chance de admirar algo que gosto (jogos) e aprender coisas que posso futuramente aplicar no meu trabalho, independente do meu caminho.
Vi e interagi com muitos projetos que aumentaram a minha visão no curso, jogos carregados de carinho e esforço que ganharam o devido reconhecimento por várias pessoas, além de conversar com profissionais da área e outros estudantes. Foi um prazer conhecer todos que participaram do evento, sendo elas pessoas de outros estados, institutos e universidades, e “trocar ideias” com cada um.
Imagino que nenhum texto possa resumir o que senti nessa viagem. Além de aumentar meu interesse na área e me dar vários aprendizados, foi algo necessário no meu autoconhecimento, especialmente por ser uma viagem para um lugar tão longe! Quem imaginaria duas alunas de uma cidade pequena indo apresentar seus trabalhos e representar o IFPR Campus telêmaco Borba no maior simpósio de games da América Latina?
Quero contar com outros eventos futuros como esse e sou profundamente grata pelas pessoas, família, amigos e docentes que me apoiaram. Muito obrigada a todos e espero que outros estudantes do curso tenham as mesmas oportunidades que nós para suas vidas.”

Suelyn Silva, coordenadora do curso diz, “7 alunas (do primeiro e segundo ano) foram classificadas na categoria de arte, e somente 2 alunas puderam ir, devido falta de recursos. Foram 4 dias de imersão e essas duas puderam ver que o curso de Programação de Jogos Digitais do Campus Telêmaco Borba tem o mesmo potencial das instituições de todo Brasil que apresentaram seus jogos e seus artigos no evento. Nas fotos, os colegas de área do curso de Programação de Jogos Digitais do IFRN Campus Ceará Mirim, e Tecnologo em Jogos Digitais do IFBA. Foi lindo ver elas entendendo que elas podem, que elas conseguem, palavras delas “os jogos que nós desenvolvemos são iguais e até melhores”, “aprendemos as mesmas coisas que o pessoal da faculdade de Sao Paulo”. Conhecer esse mundo, sair da nossa caixinha é fundamental para a percepção de onde o profissional de Jogos está e até onde pode ir. O mundo é de vocês! E gostaria que todos tivessem essa oportunidade para entender o valor do nosso curso e o potencial dos nossos alunos e alunas.

Parabéns meninas🚀
@nicoleecamarg
@aphiye

E ano que vem, tenhamos ainda mais representantes do IFPR Campus Telêmaco no 22° SBGames no Rio Grande/RS.

Simpósio Brasileiro de Games (SBGames)

No dia 25/10 a Profª Suelyn Fernanda da Silva, coordenadora do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Programação de Jogos Digitais, participou da mesa redonda do Fórum de Educação do SBGames com o tema curricularizacao da extensão e lições aprendidas com a pandemia da COVID-19.

Também estavam presentes Breno Carvalho (UNICAP), Felipe Frosi (UniRitter), João Victor Boechat (FUMEC), Marcos Arrais e Silva (PUC MInas), moderando a mesa meu grande colega Bruno Campagnolo (PUCPR)

Docente do IFPR participou do II Congresso Nacional do ProfHistória

Entre os dias 04 e 07 de outubro, ocorreu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na cidade do Rio de Janeiro, o II Congresso Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História. A professora Dra. Andréa Mazurok Schactae, do Campus IFPR Telêmaco Borba, que também atua como docente do ProfHistória, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), participou do evento. A temática norteadora do congresso foi: A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores. Ao longo do evento ocorreram diversos debates e troca de experiências entre docentes e discentes, do Profhistória. Vale destacar que, o Programa de Mestrado ProfHistória é oferecido em rede e coordenado pela UERJ. Participam do programa 39 instituições de Ensino Superior do País.

Docente do Campus Telêmaco Borba lançou livro na Anpuh – Paraná 

No início do mês, ocorreu na Unila, em Foz do Iguaçu, XVIII Encontro Regional de História da ANPUH – Paraná e o I Encontro Estadual de Ensino de História (https://www.encontro2022.pr.anpuh.org/site/capa). A professora Dra. Andréa Mazurok Schactae (IFPR) e a Professora Dra. Luciana Rosar Fornazari Klanovicz (UNICENTRO/UDESC), coordenaram o Simpósio Temático: História e Gênero – Diálogos e Reflexões. No dia 08 de setembro a Professora Andréa lançou o livro: Vestir a Farda – Masculinidade(s) e feminilidade(s) na Polícia Militar do Paraná (Editora Unicentro). Também, vale destacar que, a Professora Andréa compõe a nova diretoria estadual da ANPUH e continua na vice coordenação do GT de Gênero, o qual é coordenado pelo Professora Dra. Luciana Klanovicz.

Pesquisadora do IFPR apresenta estudo sobre Cuba na Annual Conference – Cuba Research Forum XXV Conference

 No dia 07 de setembro, a Professora Dra. Andréa Mazurok Schactae, apresentou o texto: EL HÉROE CHE: REVOLUCIÓN CUBANA, FOTOGRAFÍA Y GÉNERO, em um evento no Centre for Research on Cuba, na Universidade de Notthingham. O evento foi online, ocorreu entre os dias 05 e 08 de setembro, e está disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PL2vUBRdMi_ccV4WiEyyTHDrxMK7DdFtey

Docente do Campus participa do 4º Salão de Turismo em Ponta Grossa

Na última sexta, dia 26, o professor Guilherme Sachs participou do 4o Salão de Turismo dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. O evento tem por objetivo divulgar as iniciativas turísticas de diversas cidades da região. O docente atualmente é presidente do conselho municipal de cultura, tendo sido eleito na cadeira de artesanato e turismo.

O Professor Berssa – João Henrique Berssanette do Campus Telêmaco Borba, participou do 42° CSBC, Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, maior evento acadêmico-científico na área da computação no Brasil. O CSBC 2022 aconteceu entre os dias 31 de Julho e 05 de Agosto, em Niterói, Rio de Janeiro, reunindo mais de 1.200 pesquisadores, com o tema:
“Empoderamento Digital: O Papel da Computação na Construção de uma Sociedade Inclusiva e Democrática”.
Durante o evento o Professor Berssa apresentou trabalhos no 30º WEI – Workshop sobre Educação em Computação e no 9º ENCompIF – Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais.
No WEI foram apresentados os trabalhos intitulados “Avaliação de uma Qualificação Docente para o Ensino de Programação por meio do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Teoria da Carga Cognitiva”, que decorre da pesquisa de doutorado do professor; e o trabalho “Panorama Brasileiro do Ensino e Aprendizagem de Programação de Computadores na
Educação Básica”, que decorre do trabalho de conclusão de curso da estudante Natália Gallo Ribeiro no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob a orientação do Professor. No ENCompIF o professor Berssanette apresentou o trabalho intitulado Panorama do ensino e
aprendizagem de Programação de Computadores no Instituto Federal do Paraná.
Segundo o Professor Berssanette, “a participação em Congressos dessa magnitude como o 42° CSBC são uma excelente oportunidade de atualização profissional, por meio de troca de experiências, que são essenciais para oxigenar novas ideias, bem como se envolver com temáticas emergentes, se apropriar sobre essas discussões, com intuito de transferir esse know-how, incorporando essas experiências em nossa instituição”.

Os trabalhos apresentados podem ser recuperados nos anais dos eventos, pelos seguintes endereços:

https://sol.sbc.org.br/index.php/wei

https://sol.sbc.org.br/index.php/encompif/issue/view/930



Estudante apresenta trabalho em congresso

No dia 25 de abril de 2022, o estudante Éric Carneiro Dias, do curso técnico em Automação Industrial,  discutiu o andamento de sua pesquisa de PIBIC- jr no simpósio temático “Literatura(s) e outros saberes: leituras de mundo e possibilidades humanizadoras de ensino-aprendizagem”. A oportunidade aconteceu durante o  II CONGRESSO DE ENSINO DE LINGUAGENS – Esperançando o linguístico e o literário, realizado pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).  O trabalho, intitulado “Paratextos textuais em Na minha pele, de Lázaro Ramos “, recebeu sugestões para seu desenvolvimento, que está na fase de escrita de artigo,  sob a orientação da professora Katrym Aline Bordinhão dos Santos.

2021

Estudante participa de Simpósio  Internacional Lingua(gem), Ação e Reflexão

A estudante Eloísa Florão Amaro, do curso de Informática para Internet do Campus Telêmaco Borba, participou do I Simpósio Internacional Lingua(gem), Ação e Reflexão e VII Seminário de Pesquisas em letras: (multi)Letramentos da Unimontes, realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), de Minas Gerais.
No dia 12 de maio de 2021, Eloísa apresentou,  na modalidade comunicação oral, o andamento de sua pesquisa sobre paratextos literários, parte do projeto de pesquisa de mesmo nome. Sob a coordenação da professora Katrym Aline Bordinhão dos Santos, o projeto ainda está em andamento, e é realizado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, o PIBIC-Jr, vinculado ao Edital Unificado de pesquisa nº 03/2020 – PROEPPI/IFPR.


2019

Estudantes e docente de Física participam do Encontro Nacional Paulo Freire e o Ensino de Ciência e Tecnologia

No dia 23 de novembro a professora Célia Tamara Coêlho e os estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFPR Campus Telêmaco Borba participaram do Encontro Nacional Paulo Freire e o Ensino de Ciência e Tecnologia, em Ponta Grossa.

As atividades realizadas foram: participação em comunicações orais e minicursos.

Segundo a professora Célia “o evento permitiu aos alunos expandirem seus horizontes em relação a perspectiva educacional freiriana, contribuindo para a sua formação pessoal e profissional, no que tange a pensar e vivenciar a educação como um processo político, histórico e cultural”.

Estudantes que participaram do evento: Letícia do Rocio Quirino, Natasha Fernandes Machado Gonçalves, Daniel da Silva Floriano, Brena Mary dos Santos, Roan Felipe Kubis e Delmara Aparecida dos Santos.

Estudante do IFPR Telêmaco Borba participa do 30° ENAREL

Entre os dias 14 a 16 de novembro de 2019, a estudante Letícia Gabriely Correa Bueno, do 3° ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet, do IFPR Campus Telêmaco Borba, participou do 30° ENAREL, Encontro Nacional de Recreação e Lazer, realizado em Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O evento propõe promover debates e desenvolver ações concretas voltadas ao lazer em diferentes esferas, envolvendo profissionais de áreas de formação diversificadas – instituições de ensino superior, representantes dos governos federal, estadual e municipal, ONGs e empresas privadas

A estudante, e também bolsista do PBIC-Jr, apresentou um trabalho relacionado aos primeiros produtos da sua pesquisa de Iniciação Científica, intitulado “Esporte e Lazer no município de Telêmaco Borba/Pr: desafios do desenvolvimento de um portal informativo enquanto ferramenta para a conquista da cidadania”, na modalidade pôster, sob orientação da professora Mariana Ciminelli Maranho. A professora, no mesmo evento, também apresentou o trabalho na modalidade comunicação oral intitulado “Assessorias esportivas no Parque Barigui, Curitiba/Pr: diferentes concepções de lazer relacionadas à prática da corrida”.


Estudante e docente do IFPR Campus Telêmaco Borba participam do SBGames – Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, no Rio de Janeiro

Nos dias 28 a 31 de outubro a professora e coordenadora do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do IFPR Campus Telêmaco Borba Suelyn Fernanda da Silva e a estudante Herim Leandra dos Santos, participaram do Evento SBGames – Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, no Rio de Janeiro.

Umas das sessões do evento é o Fórum de Jogos onde a professora Suelyn foi convidada para a Mesa Redonda, representando o Paraná, discutindo o tema de: Práticas de Ensino e avaliação nos cursos de Jogos Digitais.

O SBGames é um evento nacional de jogos que ocorre anualmente em uma cidade do Brasil, e conta com a participação de mais de mil inscritos de várias regiões brasileiras além de participantes de outros países. Mais informações em: https://www.sbc.org.br/2-uncategorised/1813-sbgames-simposio-brasileiro-de-games-e-entretenimento-digital

Projetos do IFPR Campus Telêmaco Borba participam do Conedu 2019, em Fortaleza – CE

A professora Célia Tamara Coelho, apresentou comunicação oral, referente ao projeto de extensão: “O resgate do sujeito idoso: uma mediação pedagógica no Asilo São Vicente de Paulo”, no GT intitulado : educação de jovens e adultos.

No mesmo evento a aluna Tafilly Milena Verner, do 6º período do curso de Licenciatura em Física, apresentou o banner de sua pesquisa Física inclusiva o (re)pensar de conteúdos de eletricidade para alunos não videntes. Esse trabalho vincula- se ao projeto de pesquisa: Materiais didáticos e novas tecnologias, coordenado pela professora Célia Tamara Coelho e pelo professor Rafael João Ribeiro.


IV Simpósio Nacional de História Militar

Nos dias 27 e 28 de agosto a professora Andréa Mazurok Schactae participou do IV Simpósio Nacional de História Militar: Gênero, Forças Armadas e Guerra, em Londrina, na UEL. https://ivsnhm.wixsite.com/ivsnhm

No dia 27 participou, juntamente como a professora e pesquisadora Rosemeri Moreira (UNICENTRO), da coordenação do Simpósio Temático 06: Gênero, instituições e grupos armados.

E no dia 28, participou da mesa redonda: Mulheres, Gênero e Instituições armadas, composta por: Celso Castro (CPDOC-FGV); Andréa Mazurok Schactae (IFPR); Laís Godoi Lopes (UFMG); Rosemeri Moreira (UNICENTRO).

Rosemeri Moreira (UNICENTRO) Celso Castro (CPDOC/FGV) Lais Godoi Lopes (UFMG) Andréa Mazurok Schactae (IFPR)

Foto

Mesa: Mulheres, Gênero e Instituições Armadas


2018

Estudantes do IFPR Campus Telêmaco Borba participaram da V Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul

Os campi premiados no VII SE²2PIN foram convidados a representar o IFPR na V Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul – 2018, no Campus Concórdia, do Instituto Federal Catarinense, nos dias 7 e 8 de dezembro.

Os estudantes do IFPR Campus Telêmaco Borba participaram do evento. Lais Rodrigues da Silva apresentou o projeto Jogos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – uma relação sexualmente responsável, e Luiz Felipe Ferreira apresentou seu trabalho sobre: Curso de formação continuada para professores de Física e Ciências das Escolas Públicas Estaduais da região de Telêmaco Borba.

Na oportunidade, Lais foi convidada para participar da Geo Saúde ano que vem, segundo ela, o convite veio do reitor do IF do Rio Grande do Sul.


Estudantes participam do VIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção

Os alunos João Sady dos Santos Neto, Wilson Simões da Silva e Gilson Braga Oliveira apresentaram o trabalho “SISTEMA AUTOMATIZADO DE BAIXO CUSTO PARA O GERENCIAMENTO DE DADOS EM UMA INDÚSTRIA MANUFATUREIRA” no VIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, na UTFPR em Ponta Grossa. O trabalho é fruto do TCC dos alunos no curso de Tecnologia em Automação Industrial, do IFPR Campus Telêmaco Borba.


Estudante participa do V Simpósio de História da Informática da América Latina e Caribe

A estudante Pamela da Silva Teixeira, do 4º ano do curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do IFPR Campus Telêmaco Borba, participou do V Simpósio de História da Informática da América Latina e Caribe, que ocorreu no Rio de Janeiro/Brasil, entre os dias 7 e 9 de novembro.

Segue o link do evento: https://www.cos.ufrj.br/shialc/

O trabalho é resultado da sua pesquisa de TCC.

Confira o Resumo:

A representatividade feminina na tecnologia da informação do IFPR

Andréa Mazurok Schatae (orientadora)

A área da Tecnologia da Informação (TI), uma das bases para o surgimento da Informática, contou com grande colaboração de mulheres para sua construção. Porém, com a valorização do setor tecnológico, esse campo passou a ser dominado por homens e as mulheres tornaram-se exceção, assim como em outros espaços da ciência (SCHIEBINGER, 2001). Um dos reflexos disso é o processo de esquecimento do pioneirismo feminino na construção da informática, que afeta diretamente a participação das mulheres nessa área atualmente. Segundo estatísticas de 2016 da SBC (Sociedade Brasileira de computação), dos matriculados em cursos apenas 14,19% são mulheres, e dos concluintes 15,48% são do sexo feminino, enquanto 84,52% são do sexo masculino. Visando dar nitidez a presença de mulheres nesse espaço, o objetivo deste trabalho é analisar o perfil do corpo docente técnico dos cursos de informática ofertados pelos campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR), observando os espaços ocupados pelas mulheres nesse âmbito e a qualificação delas em relação aos homens. Para tanto, serão coletadas informações acerca do perfil dos docentes técnicos nas plataformas Stela Experta, Lattes e nos sites dos campi do IFPR a fim de realizar uma análise quantitativa. A categoria Gênero (SCOTT, 1995) servirá como fundamentação para a análise qualitativa das informações. Tendo como resultado esperado, conhecer quais são os espaços ocupados pelas mulheres com formação em áreas de TI nos cursos de informática de nível médio e graduação, ofertados pelo IFPR atualmente.


Docente do Campus Telêmaco Borba participa do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE)

Entre os dias 29 de outubro a 1 de novembro o professor Berssa – João Henrique Berssanette apresentou o trabalho “Proposta de Abordagem Prática para o Ensino de Programação Baseada em Ausubel”, no XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. O projeto foi desenvolvido no IFPR – Campus Telêmaco Borba.

O evento é promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais cidadãos interessados, nacionais e estrangeiros.


Estudante participa do IX Congresso Sul Brasileiro de Computação

A estudante Fabiane Souza, do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPR Campus Telêmaco Borba, participou entre os dias 03 e 05 de outubro do IX Congresso Sul Brasileiro de Computação – SULCOMP: um evento promovido pelo Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) de Criciúma-SC.


 
Servidores do Campus Telêmaco Borba conquistam o terceiro lugar em Inovações Criativas e Ensino Virtual 
 

Foi realizada na noite de quarta-feira (12/09), na Universidade Estadual de Ponta Grossa, a cerimônia de lançamento do livro Inovações Criativas e Ensino Virtual : equipes capacitadas, práticas compartilhadas.

O Instituto Federal do Paraná – Campus Telêmaco Borba foi representado na publicação com o capítulo “Aprendizagem baseada em projetos: simulador de voo IFPR”, de autoria de Márcio José Kloster, Hernani Batista da Cruz, Andrel de Souza Pecete, Jair Fernando Damato e Rubens Felipe Ribeiro. Durante o lançamento, este foi premiado com o terceiro lugar entre os melhores capítulos.

A publicação está disponível no formato e-book, além de um exemplar físico que será destinado ao acervo da biblioteca do campus.

Acesse o E-book Inovações Educativas aqui.


Estudante de Licenciatura em Física apresenta trabalho no IV Encontro Regional do Ensino de Física

A estudante Fernanda de Andrade Matsen, do 4° período do Curso de Licenciatura em Física, participou do IV Encontro Regional do Ensino de Física realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro no campus da UNIOESTE em Foz do Iguaçu – PR, apresentando o trabalho na modalidade pôster intitulado A importância da ludicidade no ensino das Leis de Newton para o Ensino Médio, orientado pela professora Katrym Aline Bordinhão dos Santos, e pelos professores Paulo Ricardo de Souza Silva e Rafael Augusto Michelato. O estudo teve como objetivo a criação de um panorama do ensino das leis de Newton no Ensino Médio para a elaboração de uma abordagem lúdica dos conteúdos explorados a partir de um jogo digital.


Docente do Campus Telêmaco Borba participa de Congresso Internacional na Área de Educação e Tecnologia

Entre os dias 11 e 13 de julho o professor João Henrique Berssanette participou do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – CIET:EnPED, na Universidade Federal de São Carlos – SP. No evento, o mesmo apresentou artigo referente a uma pesquisa desenvolvida no campus, intitulada “UMA PROPOSTA DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES COM BASE NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA UTILIZANDO REDES SOCIAIS”.

 


Docente do IFPR Campus Telêmaco Borba participa do II Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História

Entre os dias 18 e 20 de junho a professora Dra. Andréa Mazurok Schactae participou do II Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História: Epistemologias, interdições e justiça social, na UNIOESTE – Campus Marechal Cândido Rondon.

SIMPÓSIO TEMÁTICO:
ST 07 – GÊNERO, DIVERSIDADE E INSTITUIÇÕES ARMADAS

Coordenação:

Dra. Andréa Mazurok Schactae (IFPR-Campus Telêmaco Borba)

Dra. Rosemeri Moreira (UNICENTRO)


Docente do IFPR Campus Telêmaco Borba participa do I Seminário Internacional da ABRALITEC

Nos dias 19 e 20 de abril, a professora de Língua Inglesa Andréa Luciane Buch Bohrer participou do I Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – O fazer docente na Rede Federal: perspectivas, desafios e possibilidades no ensino da Língua Inglesa. O evento foi sediado no Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul.

Teacher Andréa apresentou uma comunicação oral com os relatos de uma atividade de literatura inglesa aplicada aos alunos dos quartos anos do Ensino Médio Integrado dos cursos de Automação Industrial, Informática para Internet e Mecânica, intitulada “Aula de Língua Inglesa: a importância dos textos literários.” Os textos produzidos pelos alunos em inglês foram apresentados, compartilhando com os colegas da área uma experiência exitosa com o gênero ‘limerique’ do autor inglês Edward Lear.


Docente do IFPR Campus Telêmaco Borba participa de evento na UFSC

Entre os dias 11 e 13 de abril o professor Berssa – João Henrique Berssanette participou do II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, na Universidade Federal de Santa Catarina campus Araranguá – SC.

Prof. Berssa apresentou um artigo referente a uma pesquisa que desenvolveu no campus, intitulado “Uma Proposta de Ensino de Programação de Computadores com base na PBL utilizando o portal URI Online Judge”.

https://ifpr.edu.br/telemaco-borba/2018/04/17/docente-do-ifpr-campus-telemaco-borba-participa-de-evento-na-ufsc/#more-17216


IFPR Campus Telêmaco Borba participa da Expo Telêmaco 2018

Entre os dias 17 e 21 de março o IFPR (Instituto Federal do Paraná) Campus Telêmaco Borba participou da Expo Telêmaco 2018. No stand foram apresentados alguns projetos do campus, expostos vídeos institucionais e outros elaborados por estudantes. O destaque foi o “SIMULADOR DE VOO”.

Os visitantes puderam conhecer os cursos ofertados pelo campus e receberam folders com os contatos para maiores informações.

Segundo a diretora-geral, Karina Bonilaure, o “objetivo de apresentar a instituição para a comunidade foi alcançado, além de podermos valorizar ainda mais o importante trabalho que realizamos em nosso município. Toda a equipe sentiu muito orgulho de ser IFPR em Telêmaco Borba.”

stand contou com a participação de estudantes e servidores que atenderam ao público.

 

https://ifpr.edu.br/telemaco-borba/2018/03/23/ifpr-campus-telemaco-borba-participa-da-expo-telemaco-2018/#more-16658


Professora de Biologia do Campus Telêmaco Borba participa de reunião de avaliação ambiental no Instituto Federal de Pernambuco
 
A convite do Prof. Dr. Caetano Cláudio Pereira Júnior, diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional do IFPE/Barreiros, a Profa. Luana Cheven Perbore dos Santos participou da “I Reunião de Avaliação Ambiental do IFPE – Campus Barreiros”, realizada de 16 a 19 de janeiro de 2018.
Durante o evento, foi firmada uma parceria na qual a professora atuará como colaborada externa no projeto de extensão “Gestão e Educação Ambiental no IFPE – Campus Barreiros: Estratégias de execução e disseminação de práticas ambientais sustentáveis”, sob coordenação do Prof. Dr. Caio Guilherme Secco de Souza, membro da Comissão de Sustentabilidade do IFPE/Barreiros.
Segundo a Profa. Luana, as experiências compartilhadas nessa colaboração serão importantes para o desenvolvimento de atividades relacionadas à Educação Ambiental no campus Telêmaco Borba.
Em 2018, duas das ações de extensão que serão desenvolvidas em Telêmaco Borba serão o projeto “Programa de Educação e Gestão Ambiental”, sob coordenação da Profa. Luana, e o projeto “PreservArt – pensando o meio ambiente através da arte e do artesanato”, sob coordenação do Prof. Guilherme Sachs.

https://ifpr.edu.br/telemaco-borba/2018/01/26/professora-de-biologia-do-campus-telemaco-borba-participa-de-reuniao-de-avaliacao-ambiental-no-instituto-federal-de-pernambuco/#more-15923


2017

O Professor Fernando de Sá Moreira participou do evento: “XIII Fórum Regional de Educação dos Campos Gerais” na FATEB (Faculdade de Telêmaco Borba) e ministrou palestra sobre “Educação étnico-racial no Brasil”.

 
Professores participam do II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem (CIEL)
 
O simpósio “Reflexões sobre identidades e linguagens nos cursos técnicos integrados do IFPR”, reuniu professores do IFPR no II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem e IX Ciclo de Estudos em Linguagem (CIEL), realizado entre os dias 24 e 26 de outubro na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Com a temática centrada na vertigem das ciências humanas, o evento possibilitou a troca de experiências acerca das pesquisas realizadas pelos docentes, que apresentaram os seguintes trabalhos:
“Boca Maldita e os desafios da produção de textos criativos no contexto do IFPR” – Daniel José Gonçalves (Campus Telêmaco Borba);
“Múltiplas linguagens no ensino de espanhol em um campus do IFPR” – Kelly Cristinna Frigo Nakayama (Campus Telêmaco Borba);
“O extraverbal Bakhtiniano no ensino de literatura” – Míriam Juliana Pastori Bosco (Campus Avançado  Goioerê);
“Para que pesquisar literatura? Reflexões sobre o programa de bolsas de iniciação científica em um campus do IFPR” – Katrym Aline Bordinhão dos Santos  (Campus Telêmaco Borba); e
“Reflexões sobre o projeto Oficinas de Leitura e Escrita no IFPR” – Jefferson Adriano de Souza (Campus Campo Largo).
 
https://ifpr.edu.br/telemaco-borba/2017/10/31/15060/#more-15060
 

Campus Telêmaco Borba esteve presente no Congresso Internacional de História

Entre os dias 09 e 12 de outubro aconteceu na cidade de Maringá o VIII Congresso Internacional de História da UEM, este congresso tem como objetivo reunir historiadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação dos mais diversos países, para um diálogo científico sobre a História, bem como discutir e divulgar as pesquisas recentes neste campo historiográfico.

O professor José Aparício da Silva e aluna Leticia Hass Maganhotto apresentaram seus trabalhos desenvolvidos no Campus Telêmaco Borba do Instituto Federal do Paraná. O professor Aparício apresentou seu trabalho chamado “O campo na cidade: a preservação da cultura rural pelos migrantes do distrito de Itaiacoca no espaço urbano de Ponta Grossa” no simpósio temático “O Regional/Local e as experiências históricas”.

A estudante Leticia apresentou seu trabalho de conclusão de curso, orientado pela professora Andrea Mazurok Schactae, intitulado:  “Entre Adas e Marias – O espaço feminino na Tecnologia da Informação”, no simpósio temático Mulheres e Gênero: Relações de Poder e História no Brasil, o qual buscava recepcionar trabalhos que discutem questões vinculadas a história das mulheres, as relações de gênero e de poder no Brasil durante os séculos XIX e XX.

https://ifpr.edu.br/telemaco-borba/2017/10/30/campus-telemaco-borba-esteve-presente-no-congresso-internacional-de-historia/#more-15051


2016

XVII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes
Entre os dias 04 e 06 de dezembro de 2016 o Professor Daniel Meneguello Limeira participou do XVII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, em São Carlos – SP.
Apresentação do trabalho: Astyanax em risco de extinção na Serra da Mantiqueira.
O evento foi realizado na Universidade Federal de São Carlos – São Carlos/SP, e contou com a participação de líderes dos grupos de pesquisa em Genética de Peixes do Brasil e de eminentes cientistas da América Latina e Estados Unidos da América.

Site do simpósio: https://xviiscgp.wixsite.com/2016

20161205_101857[1]

2014

O Projeto Reservista Legal teve sua abertura na última semana, com o Cine Reservista, conduzido pelo Prof. José Aparício da Silva (IFPR) – Câmpus Telêmaco Borba.
Fonte: https://institutomm.com.br/noticia.php?id=304

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.