Publicação de Livros – Campus Telêmaco Borba

Publicação de Livros

Atualizado em

Copiado!

2022


Estudante do curso Técnico em Informática para Internet publica livro

Gabriel Henrique de Oliveira, estudante do curso Técnico em Informática para Internet, publicou o livro: O romance do meu nada: A arte de romantizar formigas. O e-book pode ser acessado em: https://www.amazon.com.br/dp/B09RF8C248/ref=cm_sw_r_awdo_97DP7X51R925MHP0F3TG

por Gabriel Henrique de Oliveira

“Este livro é uma coletânea de poesias que eu escrevi durante minha adolescência, alguns poemas são crus e meio cruéis mas acredito que dai que venha a beleza que vejo nestes textos, estes poemas contam a jornada da minha vida enquanto eu cresço e aprendo sobre a vida, espero que vocês consigam apreciar estes poemas tanto quanto eu apreciei escrever e viver eles.”

Docente do Campus Telêmaco Borba publica capítulo em livro

O professor Guilherme Sachs acaba de publicar um capítulo no livro “A casa que me espera: relatos e memórias de docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico distribuídos pelo Brasil. No capítulo, o docente conta um pouco de sua trajetória e sua entrada no Campus Telêmaco Borba. O livro é ainda composto por diversas outras deliciosas histórias de docentes tanto do IFPR como de outros IFs do país.

O livro pode ser acessado no site da editora, no link: https://mentesabertas.minhalojanouol.com.br/detalhes.asp?IdProduto=386378 ou também pelo PDF anexo a esta notícia. A história do professor Guilherme pode ser conferida nas páginas 101 a 110.

Estudante do Campus Telêmaco Borba do IFPR publica seu segundo livro

O estudante Antonio Marques de Castro, do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, que também já atuou como Professor Mediador em cursos da EaD (Educação a Distância) no Campus Telêmaco Borba (Oferta 2017 a 2019), acaba de lançar seu segundo livro – ao final de 2021. O material é intitulado “Zumbi II: o retorno”, pois se trata da segunda parte da série que, segundo o mesmo, será uma trilogia. Em trabalho todo editado pelo próprio autor, que contou com auxílio de alguns patrocinadores para os custeios.

A narrativa de ZUMBI “II” dá sequência à de Zumbi “I” (lançado ao final de 2020). Continuando o enredo proposto para a trilogia. O autor aproveita para informar que em função da preocupação social, temática de Zumbi I, em relação a problemática da drogadição, o mesmo fora distribuído gratuitamente a todas as bibliotecas das Instituições públicas de educação de nível médio da Municipalidade.

Agora, no “II”, a história toma ares mais românticos, com o protagonista “reencontrando” seu grande amor do passado, e, dando de encontro com algo que vai deixá-lo mais transtornado ainda – do que já o é. E quem tiver interesse em adquirir seus livros pode procurá-lo através dos contatos abaixo:

– Telefone Comercial: (42) 3904-1560 – em horário comercial;

– Msg via twitter: https://twitter.com/70amartb;

– Msg via linkedin: https://www.linkedin.com/in/antonio-marques-3463b069/;

– Msg via Messenger: facebook.com/antoniomarques.decastro;

– Para saber um pouquinho mais, visite: https://amartb.blogspot.com/2022/01/zumbi-ii-o-retorno-ja-venda.html

 

2021

O professor Ronaldo Mendes Evaristo, do Eixo de Controle e Processos Industriais do IFPR Campus Telêmaco Borba, publicou o Livro:
Processamento Analógico de Sinais: Uma Abordagem para Cursos de Engenharia e Tecnologia.
A obra aborda o assunto de processamento de sinais de tempo contínuo por sistemas analógicos. São tratados somente os sistemas lineares invariantes no tempo (LIT) , importantes na Engenharia Elétrica, visto que a maioria dos sistemas elétricos é composto por componentes RLC e dispositivos semicondutores, normalmente modelados por sistemas lineares. Os sinais são estudados no domínio do tempo e da frequência, pela análise de Fourier, e os sistemas são modelados no domínio da frequência complexa pela transformada de Laplace. Há aplicações práticas em análise de transitórios e na análise e projeto de filtros e equalizadores. Permeia todo o texto a utilização do programa GNU Octave, gratuito e de fácil acesso aos estudantes.

A obra está disponível para download no link:
https://publicacoes.even3.com.br/book/processamento-analogico-de-sinais-347295


Estudante do Campus Telêmaco Borba publica livro

O estudante do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, que também já atuou como Professor Mediador em cursos da EaD (Educação a Distância) no IFPR Campus Telêmaco Borba, Antônio Marques de Castro, concluiu recentemente a elaboração de seu primeiro livro. O material é intitulado “Zumbi I: o script inicial”, sendo editado pelo próprio autor e contou com auxílio de alguns patrocinadores para os custeios.

O enredo é sobre diversos problemas que afligem os jovens residentes no espaço urbano, sendo que Antônio destaca o caráter pedagógico que espera com o livro, desejando que seu trabalho sirva como um alerta para a juventude. Devido à pandemia, o autor estuda um lançamento on line, mas quem tiver interesse em adquirir seu livro pode procurá-lo através dos contatos abaixo:

– Telefone Comercial: (42) 3904-1560 – em horário comercial;

– Msg via twitter: https://twitter.com/70amartb;

– Msg via linkedin: https://www.linkedin.com/in/antonio-marques-3463b069/;

– Msg via Messenger: facebook.com/antoniomarques.decastro;

– Visite também: https://amartb.blogspot.com

2020

Docentes do Campus Telêmaco Borba Publicam Capítulo em Livro

O docente Guilherme Sachs e a docente Kelly Cristinna Frigo Nakayama acabam de publicar um capítulo no livro “Práticas e experiências em linguagens: ensino, pesquisa e extensão nos Institutos Federais”, organizado por Thiago Soares de Oliveira e por Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos e editado pela Pimenta Cultural. O capítulo intitula-se “Histórico da legislação para o ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil: da primeira LDB à Lei do Espanhol”. O professor Guilherme comenta que este livro, com o mote “Uma Rede de Ensino Pública, Gratuita, Pensante e Produtiva”, traz resultados de pesquisas, e relatos de extensão e de ensino de professores da área de Letras de diversos Institutos Federais do país, mostrando que a rede é formada por instituições de ampla qualidade também na área de linguagens. O livro pode ser acessado gratuitamente no link https://www.pimentacultural.com/praticas-experiencias .

2019

Em cooperação com docentes e pesquisadores da USP, UFSCar e IFSC, o docente do IFPR – Campus Telêmaco Borba, Caio Guilherme Secco de Souza publicou um capítulo de livro denominado “”Inorganic and organic-inorganic composite nanoparticles with potential biomedical applications: synthesis challenges for enhanced performance”, contido no livro “Materials for Biomedical Engineeering”, publicado pela Elsevier, uma das principais empresas de divulgação científica no mundo.


A professora e pesquisadora do IFPR Campus Telêmaco Borba, Andréa Mazurok Schactae, coordenadora do GECIG (Grupo de Estudos Cultura, Identidades e Gênero) do IFPR e pesquisadora do NEG (Núcleo de Estudos de Gênero) da UFPR, publicou o texto: A CONSTRUÇÃO DO HERÓI CHE E AS MASCULINIDADES EM CUBA: CONSTITUINDO UM OBJETO DE PESQUISA, no livro Desafios e soluções da sociologia, Organizado por Willian Douglas Guilherme. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/06/e-book-Desafios-e-Solucoes-da-Sociologia.pdf


2017

Docente do Campus Telêmaco Borba lança livro em Santa Catarina

A Professora Andrea Mazurok Schactae participou na última semana dos Eventos: 13º Mundo de Mulheres e 11º Fazendo Gênero, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no qual apresentou resultados de pesquisa, coordenou o Simpósio Temático intitulado “Gênero, direitos humanos e diversidade nos espaços das armas”, e ainda lançou o livro “Gênero e Instituições Armadas”, juntamente com a Profa. Dra. Rosimeri Moreira (UNICENTRO).

Andrea também participou da Marcha Internacional Mundos de Mulheres por Direitos, no dia 02 de agosto, no centro de Florianópolis. O evento teve o intuito de denunciar as múltiplas violências, apresentadas no Manifesto Mundos de Mulheres por Direitos.

             Sobre o livro:

Gênero e Instituições Armadas, lançado em 3 de agosto, na Reitoria da UFSC, trata de mulheres armadas: policiais, soldadas, guerrilheiras. A discussão proposta vai além da narrativa de incorporação das mulheres nesses espaços, tidos como construtores de masculinidades, nos quais sua presença foi sistematicamente negada e/ou ocultada. Trata-se de uma reflexão que envolve o gênero, uma vez que a instituição da guerra, as armas e a violência de uma maneira geral são associadas ao masculino e negadas ao feminino.

Confira mais em: https://www.wwc2017.eventos.dype.com.br

https://www.facebook.com/pg/TB.IFPR/photos/?tab=album&album_id=1399636750117627

Lançamento do Livro: Reflexões em Ensino de Ciência e Tecnologias: abrindo horizontes

No dia 28 de abril de 2017, foi realizada pela Editora UTFPR a sessão de lançamento do livro “Reflexões em Ensino de Ciência e Tecnologias: abrindo horizontes” e de mais 17 outros títulos publicados durante o ano de 2016.

A Diretora Geral, Karina Mello Bonilaure, participou do evento e é também autora de um dos capítulos deste livro. O texto é resultado do trabalho realizado no Campus Telêmaco Borba a respeito da formação continuada de professores (2010-2012).

A professora Patrícia Vanat Koscianski também tem um capítulo de sua autoria no mesmo livro. O capítulo traz como temática central a alimentação com foco no consumo excessivo de sal e açúcar em alimentos industrializados.

Abaixo, maiores informações sobre o evento:

https://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/diretorias-de-gestao/dircom/noticias/noticias/lancamento

2016

A Professora Andrea Mazurok Schactae, do Campus Telêmaco Borba, está como organizadora, bem como, autora de dois capítulos do livro:

Gênero e Instituições Armadas.

Confira: https://issuu.com/editoraunicentro/docs/merged__1_

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.