SIMPODI – Simpósio sobre Diversidades – Apresentação – Campus Telêmaco Borba
Menu Institucional Pesquisa e Extensão Pesquisa e Extensão EVENTOS SIMPODI – Simpósio sobre Diversidades – Apresentação

SIMPODI – Simpósio sobre Diversidades – Apresentação

Atualizado em

Copiado!

 

Partindo do pressuposto de que a escola é um ambiente privilegiado que proporciona a convivência com a diversidade e favorece as discussões acerca dos direitos humanos e do respeito às diferenças, este projeto foi idealizado visando instituir o Simpósio sobre Diversidades num espaço pedagógico de produção do conhecimento para estudantes dos cursos de Licenciaturas e para todos os profissionais que atuam na educação.

Ao abordar a temática diversidades, nos referimos à diversidade em seu sentido mais amplo, envolvendo grupos, tais como: socioeconômicos, de gênero, étnicos, culturais, com necessidades especiais, religiosos, entre outros. Deparamo-nos com a diversidade diariamente em todos os lugares e precisamos estar cientes dos nossos direitos como cidadãos e capacitados para mediar e orientar os conflitos que possam surgir como educadores.

Também, ao discutirmos a temática diversidade, entendemos que ela está diretamente ligada à inclusão, pois não há como discutir a diversidade sem considerar a inclusão dessa diversidade em todos os espaços.

Assim, pensar em inclusão, não é só dirigir o olhar para os alunos com necessidades especiais, mas sim, para todos aqueles alunos que estão nas salas de aula, que muitas vezes sofrendo preconceitos e discriminações por pertencer a este ou aquele grupo. (SANTOS, p. 36)

No ambiente escolar, no mundo do trabalho e na sociedade em geral ainda há diversos desafios, preconceitos, barreiras que precisam ser quebradas. Para superar essas dificuldades que se encontram latentes é necessário debater, dialogar e buscar cada vez mais conhecimento. Nesse sentido, a escola tem papel importantíssimo para fortalecer o processo de construção de uma cultura que promova o respeito aos direitos humanos, o respeito às diversidades e à igualdade.

Topo