Assistência Estudantil – Campus Telêmaco Borba

Assistência Estudantil

Atualizado em

Copiado!
 

O que é a Assistência Estudantil?

É o conjunto de ações e programas, implantados pela Diretoria de Assuntos Estudantis – DAES, da Pró-Reitoria de Ensino – PROENS, voltados ao estudante, para garantir seu acesso, permanência e êxito no Instituto Federal do Paraná – IFPR.  Esses programas, em sua maioria, são voltados àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Entende-se que determinado indivíduo ou família encontra-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica quando é/foi submetido a processos de exclusão, discriminação ou enfraquecimento de seu grupo social, tendo sua capacidade de reação limitada e suas oportunidades para superação restritas. Tal situação é decorrente de desigualdade social e financeira, privação e/ou fragilização de vínculos de pertencimento social ou afetivo-relacionais.

São ofertados, por meio da Política de Assistência Estudantil do IFPR, programas que contemplam as seguintes áreas:

  • Alimentação
  • Transporte
  • Moradia
  • Monitoria
  • Esporte
  • Eventos
  • Projetos Educacionais

Para participação nos programas, são priorizados os estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, sendo que o principal indicador, sem prejuízo de outros fatores sociais e econômicos, é o critério de renda estabelecido legalmente em um 1 1/2 salário (um salário mínimo e meio) per capita. Isto é, a renda total do núcleo familiar, dividida por seu número de membros, deve ser menor do que este valor indicado.

Todos os programas são regidos por Editais anuais, com prazo de inscrição determinado. Para acessar a página dos Editais, clique aqui.
 
Neste caso abaixo, só incluí o link em 2024:
 

Acompanhe os editais internos de inscrição e seleção para participação em eventos estudantis:

Editais 2023

Editais 2024

Acompanhe os editais internos do Programa de Auxílio a Situações Emergenciais (PRASE):

Editais 2023

Editais 2024

Topo